Revista de Imprensa Lusófona de 10 de março de 2022

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

O “Jornal de Angola” noticia que o “Chefe de Estado avalia execução de infra-estruturas locais no Cuando Cubango”. O “Ver Angola” refere que “Portugal respeita a posição de Angola sobre o conflito na Ucrânia”.

A “Inforpress”, agência de notícias de Cabo Verde, indica “São Nicolau: Alírio Cabral apresenta disponibilidade para liderar o MpD na Ribeira Brava”. Já “A Semana” publica “Governo de Cabo Verde e Câmara da Praia prometem estreitar laços para desenvolver município”. 

No Brasil a “Folha de S.Paulo” destaca “ELEIÇÕES 2022: PT, PC do B e PV decidem formar federação, e PSB fica fora”. De acordo com “O Globo”, o “STF [Supremo Tribunal Federal] rejeita ação que propunha reduzir punição da Lei da Ficha Limpa”. 

A “Carta de Moçambique” escreve que a “Frelimo elogia ‘empenho’ do Governo moçambicano, oposição acusa executivo de fazer ‘comédia’”. No jornal “O País” lê-se que o Presidente “Nyusi compromete-se a concluir o processo de DDR [Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração] com sucesso”. 

Na Guiné-Bissau “O Democrata” avança “Décimo congresso do PAIGC adiado para nova data”. A “ANG” divulga “Ordem de Advogados: Eleição de novo bastonário prevista para dia 19”. 

Segundo a “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, o “Ministro da Agricultura defende mudança de paradigma no sector feminino em São Tomé e Príncipe”. Na “Téla Nón” pode ler-se que o “Salário mínimo sobe em 3 fases até atingir 4500 dobras – 180 euros”. 

O site oficial do Governo de Timor-Leste menciona que o “Ministro da Presidência do Conselho de Ministros reúne pela primeira vez com o novo Embaixador da Austrália”. A “Tatoli” partilha que a Ucrânia agradece solidariedade de Timor-Leste”. 

Em Portugal o “Público” cita o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, através do título “Com a Guerra na Ucrânia, ‘o objectivo de chegar a 2024 com 1,68% do PIB em despesas militares terá de ser repensado’”. O “Diário de Notícias” informa “É inevitável. Portugal vai ter que abrir os cordões à bolsa na Defesa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Apresentação de candidaturas às eleições gerais decorre entre maio e junho

Moçambique: Apresentação de candidaturas às eleições gerais decorre entre maio e junho

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique lembrou que a inscrição dos concorrentes às eleições gerais decorre entre 22…
Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…