capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 12 de Outubro de 2018

“Bolsonaro admite que pode faltar a debates mesmo que seja liberado pelos médicos” é a manchete de “O Globo”, jornal do Brasil. O candidato do PSL também é destaque do “Estadão”, que informa que o político “anuncia nomes de três ministros do seu eventual governo”. Já a “Folha de S.Paulo” menciona o opositor Haddad, que “espera arrecadar R$ 80 biliões com IR e dividendos de super-ricos”.

Em São Tomé e Príncipe, a “Téla Nón” destaca que “Príncipe dá exemplo de democracia a São Tomé”, uma vez que “Tó Zé Cassandra, Presidente cessante do Governo Regional do Príncipe, e vencedor das eleições regionais de 7 de Outubro, recebeu os seus dois adversários políticos que foram derrotados nas urnas”. Os “Candidatos derrotados nas eleições no Príncipe aceitam resultados e felicitam o vencedor”, segundo a agência “STP-Press”.

“A Semana” declara que, no Parlamento de Cabo Verde, a “Oposição denuncia manobra retaliatória do Governo de nomear «cabos eleitorais» nas Agências Reguladoras”. O “Expresso das Ilhas” refere ainda que “José Gonçalves esteve no parlamento, mas não foi ouvido”.

Em Portugal, o “Jornal de Notícias” informa que o “PCP leva salário mínimo de 650 euros ao plenário da Assembleia da República” e o “Expresso” dá destaque a “Lei do arrendamento urbano: PS negoceia alterações com a direita à falta de apoio do PCP”, referindo que “Os senhorios que aceitarem ‘dar’ rendas acessíveis terão isenção de IRS e redução de IMI” e que “aqueles que optarem por fazer contratos de arrendamento de duração superior a cinco anos terão reduções na taxa de IRS, sugere o PS”.

Na “Folha de Maputo” a manchete de hoje sobre Moçambique é “Frelimo vence em 20 autarquias cujas mesas foram todas contabilizadas”. Já o jornal “@Verdade” partilha que “Jovem detido por desvio de mais de um milhão de meticais de Maputo”, que pertencem a uma empresa. “Numa outra operação, as autoridades policiais recuperaram 1.665.265 meticais. Contudo, não dizem em que circunstâncias, muito menos o proprietário e, tão-pouco, falam revelam a província e do dia em que o valor foi recuperado”, pode ler-se.

“Estradas timorenses com 1.830 acidentes e 78 mortos em 2017” noticia “Timor Agora”, com base nos dados divulgados pela Direção Geral de Estatísticas sobre Timor.

Na Guiné-Bissau, os “Sindicatos do sector educativo acusam Aristides Gomes de contribuir para o não arranque do novo ano lectivo”, segundo a “Agência de Notícias da Guiné”, um assunto também destacado pelo jornal “O Democrata”.

“Obiang Nguema financia eleições da Ucrânia Yuriy Boiko através a Duglas Alliance LTD”, destaca o “Diario Rombe”, da Guiné Equatorial. O país continua a preparar os festejos do 50º Aniversário da Independência Nacional, tendo ocorrido uma missa de ação de graças devido a essa data, de acordo com a página web institucional do país, que destacou ainda que “O Chefe de Estado recebeu em audiência convidou as delegações para o 50º aniversário da Independência”.

Em Angola, a “ANGOP” tem como manchete “Executivo reafirma neutralidade e imparcialidade na prática religiosa”. “O estado angolano é neutro e imparcial em relação à prática religiosa, sem descriminar qualquer confissão, desde que assuma o seu papel e não atente contra os direitos humanos e dos cidadãos consagrados na constituição da República, afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira”, escreve a agência de notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

O ex-primeiro-ministro angolano e militante do MPLA, Marcolino Moco, afirmou que o partido no poder, tal como o líder João…
Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

A Embaixadora de Moçambique em São Tomé e Príncipe, Osvalda Joana, partilhou a vontade do país que representa em reforçar…
Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte, Carla Carvalho, afirmou que o “grande desafio” do mandato…
Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin