capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 17 de dezembro de 2021

Em Cabo Verde “A Semana” partilha “Parlamento: PAICV interpela o Governo sobre os transportes e pede explicações quanto aos contratos de concessão”. A “Inforpress” escreve “Parlamento: Governo reconhece desafios, mas afirma que os transportes marítimos estão ‘muito melhor’ que em 2016”. 

Na Guiné-Bissau “O Democrata” cita o presidente da Comissão Organizadora do Iº Congresso para legitimação dos órgãos do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), Mama Saliu Lamba, que afirma que “Guiné-Bissau é um país rico, mas continua a ter uma população pobre”. Já a “ANG” cita o candidato à liderança do Partido da Renovação Social (PRS), Certório Biote, que diz que o “Adiamento do Congresso de PRS tem a ver com ausência de Nambeia e não por falta de dinheiro”. 

A “Carta de Moçambique” refere que “Ataques no Niassa são frutos da pressão das FDS [Forças de Defesa e Segurança] em Cabo Delgado – Filipe Nyusi”. A “Folha de Maputo” publica “PR [Presidente da República] Nyusi apela à calma face a focos de expansão da acção de grupos armados”. 

Sobre Portugal o “Observador” avança que “Novo cheque da ‘bazuca europeia’ só chegará com o novo Executivo em funções”. Segundo o “Público”, as “Indústrias de Defesa empregam 68 mil trabalhadores e pagam acima da média nacional”. 

A “Agência Brasil” indica que a “Câmara aprova PL [projeto de lei] que altera regras sobre alienação parental”. De acordo com “O Globo”, “Cantoria, presença de Bolsonaro e discurso de Lewandowski marcam culto de posse de Mendonça”. 

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe (STP), divulga que o “Governo doa arroz de Japão as instituições de caridade para um ‘Natal Solidário’ com os mais desfavorecidos”. A “Téla Nón” menciona que os “Médicos chineses e cubanos realizaram a 1ª cirurgia vascular por ultrassom em STP”. 

O “Jornal de Angola” noticia “Presidente João Lourenço condecorado no Senegal”. No “Portal de Angola” pode ler-se “Presidente da República nomeia Gilberto de Faria Magalhães juiz conselheiro do Tribunal Constitucional”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

O presidente da Comissão de Administração Pública e Poder Local da Assembleia da República de Moçambique, Francisco Mucanheia, chefiou um…
Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

O Ministério das Finanças de Timor-Leste informou, através de um documento, que a construção do Porto de Tíbar chegou a 72%…
Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Na província moçambicana de Nampula, 17.182 trabalhadores foram empurrados para o desemprego nos dois últimos anos na sequência da paralisação…
Presidente da Rússia pede a Exército ucraniano para tomar o poder

Presidente da Rússia pede a Exército ucraniano para tomar o poder

O Presidente russo, Vladimir Putin, apelou ao Exército ucraniano para que retirasse o apoio ao Governo ucraniano, o que significa…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin