Revista de Imprensa Lusófona de 19 de outubro de 2021

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

Na Guiné-Bissau a “ANG” noticia “França vai apoiar Guiné-Bissau no domínio da agricultura, Saúde, Defesa e Segurança”. De acordo com “O Democrata”, o Presidente “Umaro Sissoco Embaló pede aos militares para não deixarem ser usados”. 

No “Jornal de Angola” lê-se que “Negócios Angola-Turquia reforçam peso comercial”. O “Correio da Kianda” menciona “Uma oposicão arruaceira jamais chegará aos pés de um Partido organizado como o MPLA, considera líder da JMPLA”. 

Sobre Timor-Leste o “Sapo Notícias” partilha que o “OGE [Orçamento Geral do Estado] timorense prevê crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] não petrolífero de 2,1% em 2022”. A “Tatoli” refere “ONU [Organização das Nações Unidas] empenhada em ajudar processo eleitoral em Timor-Leste”. 

Em Portugal o “Público” avança “Orçamento do Estado 2022: Bloco encontra-se esta terça-feira com Costa e tem ‘abertura’ para negociar”. O “Expresso” informa “Crise: Marcelo mantém agenda mas avisa staff que tudo pode ter que ser cancelado” se o Orçamento do Estado for chumbado. 

“PR [Presidente da República] Nyusi dirige cerimónia alusiva ao 35° aniversário da tragédia de Mbuzini”, escreve a “Folha de Maputo” em Moçambique. Segundo a “Carta de Moçambique”, o “Comandante do Exército reitera objectivo de ‘aniquilar’ terroristas em Cabo Delgado”. 

No Brasil a “Folha de S.Paulo” tem em destaque o título “Brasil deve ser um dos principais prejudicados por crescimento mais lento da China”. No “Estadão” pode ler-se “’Bolsonaro se acha dono da Petrobras e procede como tal’, diz ex-presidente da estatal”. 

Quanto a Cabo Verde, “A Semana” publica que a “ONU sublinha ‘maturidade democrática’ e ‘exemplo’ dado por Cabo Verde”. A “Inforpress” divulga “Presidenciais’2021: EUA felicitam José Maria Neves e realçam ‘democracia pacífica’ no País”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…