capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 19 de outubro de 2021

Na Guiné-Bissau a “ANG” noticia “França vai apoiar Guiné-Bissau no domínio da agricultura, Saúde, Defesa e Segurança”. De acordo com “O Democrata”, o Presidente “Umaro Sissoco Embaló pede aos militares para não deixarem ser usados”. 

No “Jornal de Angola” lê-se que “Negócios Angola-Turquia reforçam peso comercial”. O “Correio da Kianda” menciona “Uma oposicão arruaceira jamais chegará aos pés de um Partido organizado como o MPLA, considera líder da JMPLA”. 

Sobre Timor-Leste o “Sapo Notícias” partilha que o “OGE [Orçamento Geral do Estado] timorense prevê crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] não petrolífero de 2,1% em 2022”. A “Tatoli” refere “ONU [Organização das Nações Unidas] empenhada em ajudar processo eleitoral em Timor-Leste”. 

Em Portugal o “Público” avança “Orçamento do Estado 2022: Bloco encontra-se esta terça-feira com Costa e tem ‘abertura’ para negociar”. O “Expresso” informa “Crise: Marcelo mantém agenda mas avisa staff que tudo pode ter que ser cancelado” se o Orçamento do Estado for chumbado. 

“PR [Presidente da República] Nyusi dirige cerimónia alusiva ao 35° aniversário da tragédia de Mbuzini”, escreve a “Folha de Maputo” em Moçambique. Segundo a “Carta de Moçambique”, o “Comandante do Exército reitera objectivo de ‘aniquilar’ terroristas em Cabo Delgado”. 

No Brasil a “Folha de S.Paulo” tem em destaque o título “Brasil deve ser um dos principais prejudicados por crescimento mais lento da China”. No “Estadão” pode ler-se “’Bolsonaro se acha dono da Petrobras e procede como tal’, diz ex-presidente da estatal”. 

Quanto a Cabo Verde, “A Semana” publica que a “ONU sublinha ‘maturidade democrática’ e ‘exemplo’ dado por Cabo Verde”. A “Inforpress” divulga “Presidenciais’2021: EUA felicitam José Maria Neves e realçam ‘democracia pacífica’ no País”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

MPLA, FRELIMO, ANC e SWAPO querem formação contínua dos militantes

MPLA, FRELIMO, ANC e SWAPO querem formação contínua dos militantes

Militantes e delegados dos partidos MPLA (Angola), FRELIMO (Moçambique), ANC (África do Sul) e SWAPO (Namíbia) terminam neste sábado, 26…
Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

O presidente da Comissão de Administração Pública e Poder Local da Assembleia da República de Moçambique, Francisco Mucanheia, chefiou um…
Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

O Ministério das Finanças de Timor-Leste informou, através de um documento, que a construção do Porto de Tíbar chegou a 72%…
Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Na província moçambicana de Nampula, 17.182 trabalhadores foram empurrados para o desemprego nos dois últimos anos na sequência da paralisação…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin