Lusofonia | Notícias

Revista de Imprensa Lusófona de 22 de janeiro de 2020

Na Guiné-Bissau a “ANG” noticia que a “JAAC [Juventude Africana Amílcar Cabral] acusa CNE [Comissão Nacional de Eleições] de ‘má fé’ na divulgação dos resultados definitivos das eleições”. Já “O Democrata” escreve “Contencioso eleitoral: Candidatura de Simões Pereira junta petições ao tribunal num único processo”. 

Sobre Cabo Verde o “Expresso das Ilhas” informa “Cabo Verde e EUA [Estados Unidos da América] vão alargar cooperação bilateral na área da Defesa”. A “Inforpress” cita o Grupo Parlamentar do MpD, que afirma que ““Os ganhos da actual governação asseguram a inclusão social e a redução das desigualdades e assimetrias”. 

“Justiça do Rio paralisa investigação sobre sócio de Flávio Bolsonaro em caso de rachadinha”, segundo “O Globo” no Brasil. Na “Folha de S.Paulo” pode ler-se “Presunção de culpa substituiu a presunção de inocência no Brasil, diz Luciano Coutinho”, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Em Moçambique “O País” publica “Cimeira Reino Unido-África: PR [Presidente da República] diz que prioridade do seu governo é promover uma justiça social”. De acordo com o “CanalMoz”, o ex-deputado da Renamo “Sandura Ambrósio nega o seu envolvimento com a ‘Junta Militar da Renamo’ e tribunal legaliza a sua prisão”. 

“Audiência do Chefe de Estado com o presidente do Conselho Executivo de uma empresa de petróleo” e “Guiné Equatorial e Malásia querem fortalecer cooperação no setor de mineração” são dois dos temas partilhados pela página web institucional da Guiné Equatorial. 

O “Correio da Kianda”, jornal de Angola, menciona que o Presidente da República “João Lourenço exonera Ministro da Economia e Governador do Cunene”. A “AngoNotícias” refere que a “FNLA define 2020 como ano de unidade e coesão interna”. 

“Presidente da República quer ‘vontade política e abertura’ para resolver situação atual” e “Duodécimos em Timor-Leste condicionam organização de Jogos da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]” são dois dos assuntos divulgados pelo “Sapo Notícias” em relação a Timor-Leste. 

Em São Tomé e Príncipe (STP) a “Téla Nón” destaca que “STP perdeu direito de voto na Assembleia da ONU [Organização das Nações Unidas] e tem situação difícil no seio da CPLP”. O “Jornal Transparência” indica que “São Tomé e Príncipe marcará presença na EXPO 2020 no Dubai”. 

Sobre o Presidente da República de Portugal o “Expresso” escreve “Marcelo. Mais de 500 condecorações, 17 vetos e 16 visitas de Estado em quatro anos de mandato”. O “Observador” avança que os “Oficiais de justiça começam esta quarta-feira greve parcial até ao final do ano”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo