Lusofonia | Notícias

Revista de Imprensa Lusófona de 22 de Outubro de 2018

O Brasil continua em clima de tensão devido às eleições presidenciais. “Fala de Eduardo Bolsonaro é golpista, diz Celso de Mello, decano do STF [Supremo Tribunal Federal]” é a manchete da “Folha de S.Paulo”. O filho do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, responde a este assunto através de um vídeo mencionado pelo jornal “O Globo”: “Em vídeo, filho de Bolsonaro diz que ‘basta um soldado e um cabo para fechar o STF’”.

A “Operação Transparência” continua a causar conflitos entre o governo de Angola e a República Democrática do Congo (RDC). “Ministro de Estado nega tratamento xenófobos a congoleses”, destacam a “ANGOP” e “O País”. Já o “Novo Jornal” refere que “Estrangeiros da RDC alegam que ajudaram o MPLA a vencer as últimas eleições”.

Sobre Moçambique, a “VOA Português” informa que a “Tanzânia detém centena de radicais a caminho de Moçambique” e “@Verdade” avança que o “Tribunal Supremo de Moçambique recebe 73 ilícitos eleitorais e julga 52”. Na “Folha de Maputo” pode ler-se que “Cinco militares acusados no desfalque de 19 milhões de meticais”. Envolvidos neste caso estão cinco militares do Comando do Exército e sete cidadãos civis.

Em Portugal, o “Público” noticia que “Rastreios oncológicos ficaram abaixo das metas em 2017” e o “Jornal de Notícias” menciona o facto de “Casas de pobres da Igreja pagam imposto de luxo”. “Habitações construídas pelo padre Américo obrigadas a pagar adicional ao imposto municipal sobre imóveis”.

Em São Tomé e Príncipe, as manchetes continuam a mencionar os resultados das eleições de 07 de outubro no país. A agência “STP-Press” tem como manchete “ADI aceita resultado das eleições legislativas e vai criar condições para formar governo”.

“Eleições no Grupo parlamentar do PAICV: Disputa entre a linha oficial e grupo de reflexão” e “PP considera que novo acordo de pesca com União Europeia foi um ‘mau negócio’ para o arquipélago” são duas das notícias destacadas hoje por “A Semana”, o semanário de Cabo Verde. “João da Cruz Silva é o novo presidente do Tribunal de Contas” refere a “Inforpress”.

Em Timor-Leste, “Governo timorense resolve problemas que estavam a condicionar pagamentos do executivo” e “PR [Presidente da República] timorense saúda primeiros atletas medalhados e pede mais apoio ao desporto” são dois dos assuntos publicados hoje pelo site “Timor Agora”.

Na Guiné-Bissau, o tema predominante continua a ser o processo de recenseamento eleitoral, tendo “O Democrata” publicado notícias como “APU-PDGB pede nulidade do processo do recenseamento eleitoral”, Botche Candé denuncia existência de cartões eleitorais falsos” e “Militantes de partidos políticos marcham para contestar o recenseamento eleitoral”.

A página web institucional da Guiné Equatorial menciona a “Conferência de imprensa pelo presidente do FEGUIFUT [Federação Guinéu-Equatoriana de Futebol]”, referindo que “o Presidente da FEGUIFUT, Gustavo Ndong Edu, apareceu numa conferência de imprensa no dia na sexta-feira, 19 de outubro para esclarecer tudo relacionado com a sanção aplicada à Nzalang Mulheres e sua futura participação na Copa da África de Gana 2018”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo