Revista de Imprensa Lusófona de 23 de maio de 2023

Na Guiné-Bissau a “ANG” escreve “Legislativas antecipadas: Coligação PAI-Terra Ranka propõe ‘consolidação do Estado Democrático para a saída do país da crise em que está mergulhado’”. O jornal “O Democrata” cita o líder do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG) “Botche Candé: PTG será combatente para o desenvolvimento do país e reconciliação dos guineenses”. 

“Eleições em Timor-Leste: CNRT, de Xanana Gusmão, vence legislativas com 41,62%” e “Eleições Timor-Leste. Partido Os Verdes diz que continuará a lutar contra desemprego e pelos jovens” são dois dos temas divulgados pelo “Sapo Notícias”. 

Na “Carta de Moçambique” lê-se “Recenseamento Eleitoral: Oposição acusa STAE e CNE de actuarem apenas em casos mediáticos”. O “MMO Notícias” indica que o “Cancelamento de aluguer de viaturas terá impacto gravíssimo no recenseamento”. 

Em Cabo Verde o “Expresso das Ilhas” informa que o “Presidente da República diz que visita ao Luxemburgo é essencial para reforço da cooperação”. De acordo com a “Inforpress”, o “Debate com o primeiro-ministro marca segunda sessão plenária do mês de Maio”. 

Quanto a São Tomé e Príncipe, o “Jornal Tropical” publica “Governo santomense encerra mercado de Côco-Côco e palaiês manifestam-se”. A “Téla Nón” refere “5 novos procuradores adjuntos comprometidos com o combate a corrução”. 

“Investigação a fuga de informação na comissão à TAP chega ao fim: conclusões terão de chegar a Santos Silva”, avança o “Expresso” em Portugal. O “Diário de Notícias” menciona que o “Líder do PSD acusa Costa e PS de ‘fanatismo’ e estar em negação”. 

O “Angola 24 Horas” noticia que o Presidente da República “João Lourenço exonera secretário de Estado para Urbanismo e Habitação”. Segundo a “Angop”, o “Bloco Democrático defende exploração responsável dos recursos naturais”. 

A “Agência Brasil” partilha que o “Governo anuncia retomada de parcerias entre Brasil e países africanos”. Já “O Globo” tem em destaque o título “CPI do MST: aliados do Planalto querem incluir invasões às terras indígenas e grilagem nos debates”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: João Lourenço diz que SADC é “um bom exemplo” dos processos eleitorais livres e transparentes

Angola: João Lourenço diz que SADC é “um bom exemplo” dos processos eleitorais livres e transparentes

João Lourenço, que é Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês), defendeu…
Revista de Imprensa Lusófona de 27 de maio de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 27 de maio de 2024

No Brasil o portal de notícias “globo.com” refere que “Tragédia no RS é usada para golpes de anúncios falsos e…
Discurso do Líder do Hezbollah no rescaldo da morte do Presidente do Irão

Discurso do Líder do Hezbollah no rescaldo da morte do Presidente do Irão

Sayyed Hassan Nasrallah, o Secretário-Geral do Hezbollah, deu um discurso aos seus apoiantes, na passada sexta-feira, com críticas e ameaças…
Recorde mínimo de gelo marinho na Antártida seria “extremamente improvável” sem alterações climáticas

Recorde mínimo de gelo marinho na Antártida seria “extremamente improvável” sem alterações climáticas

Um grupo de cientistas do British Antarctic Survey descobriu que os níveis recorde de gelo marinho, na Antártida, em 2023,…