Lusofonia | Notícias

Revista de Imprensa Lusófona de 23 de Outubro de 2018

Em Cabo Verde, a manchete de “A Semana” é “Regionalização vai ao parlamento com partidos divididos: Grupo de Reflexão de S.Vicente pede aos deputados para votarem proposta de lei favoravelmente”. Já o jornal “A Nação” refere que “Mais de 80% das despesas totais do OE 2019 é financiado com recursos internos”.

Em São Tomé e Príncipe, o “Jornal Tropical” tem como destaque “Patrice Trovoada admite afastar-se do poder em São Tomé” e a “Téla Nón” informa que há “Uma nova tecnologia a caminho de São Tomé e Príncipe”, através de “um grupo de empreendedores e investidores suíço”.

“Parlamento quer jornalismo ao serviço da justiça”, avança a “ANGOP” sobre Angola. “O País” tem como manchete “BNA [Banco Nacional de Angola] avisa bancos a observarem regras do pagamento antecipado”.

“BCI, Millennium Bim, UBA e Único voltam a ser sancionados por branqueamento de capitais em Moçambique”, noticia “@Verdade”, jornal de Moçambique. “O País” cita “Países africanos não vão desenvolver apenas com ajuda externa”, uma observação feita pelo representante-residente do Banco Africano de Desenvolvimento em Moçambique (BAD), Pietro Toigo. “Matola recebe 29 autocarros para o transporte de passageiros”, publica hoje a “Folha de Maputo”.

O “Público” e o “Expresso” destacam o tema “Contratos de arrendamento com renovação automática por três anos” em Portugal. Já o “Jornal de Notícias” refere que “Ministério da Defesa investiga procedimento da PJ Militar em Tancos”.

“Discórdia entre Bolsonaro e o PT é recente na economia” é a manchete da “Folha de S.Paulo” sobre o Brasil, podendo ler-se que “em dez decisões econômicas no Congresso, deputado e partido votaram igual em seis”. O portal de notícias “G1” partilha as “propostas de Bolsonaro e Haddad para combater a corrupção” e “O Globo” destaca que “Bolsonaro pede desculpas por declarações do filho em relação ao STF”.

Em Timor-Leste, o site “Timor Agora” publica hoje que o “Censo piloto para a agricultura vai decorrer no município de Oit”. “O diretor-geral de Estatística do Ministério das finanças, Elias dos Santos Ferreira, disse que o piloto para o censo da agricultura de Timor-Leste 2018 vai decorrer no município”, pode ler-se.

Na Guiné Equatorial, a página web institucional dá destaque à “Abertura de novas instalações na praia Sipopo”: “O ministro da Cultura, Turismo e Promoção Artesanato, Rufino Ndong Esono Nchama, em nome do Chefe de Estado, foi responsável por cortar a fita das novas instalações da praia Sipopo, que estão abertas ao público, após a sua renovação e condicionamento”. Também é noticiado que “O Conselho Executivo da UNESCO estende por seis anos o prémio Guiné UNESCO-Equatorial”.

Já a agência de notícias da Guiné-Bissau, “ANG”, informa que “Jornal ‘Donos da Bola’ condenado a pagar uma multa de três milhões de francos CFA”: “O Diretor-geral do jornal privado “Donos da Bola”, Pedro Luca Mendes de Carvalho foi recentemente condenado a dois anos de prisão mas a pena foi convertida numa multa de três milhões de francos CFA”. O site “Guineendade” refere que “APU-PDGB apela ao Presidente da Guiné-Bissau que ‘encurte’ mandato”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo