capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 23 de setembro de 2021

A “Carta de Moçambique” noticia “Operação Quiterajo: Forças conjuntas intensificam ofensiva contra terroristas em Macomia”. A “Folha de Maputo” escreve que “Ruandeses pedem investigação a homicídio de refugiado em Moçambique”. 

Na Guiné-Bissau o “Governo ameaça levar à justiça técnicos de saúde em greve ‘por tempo indeterminado’”, indica a “ANG”. Segundo “O Democrata”, o “Presidente do Parlamento exorta ao Governo a encontrar solução para a greve na função pública”. 

No Brasil “O Globo” tem em manchete “CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito]: Diretor da Prevent confirma que retirava menção a Covid de fichas de pacientes internados há mais de duas semanas”. A “Agência Brasil” menciona que a “Câmara aprova isenção de IR [Imposto de Renda] para aposentados com sequelas de covid-19″. 

A “STP-Press”, agência de notícias de São Tomé e Príncipe, destaca que “Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe ‘reavivam’ comissões mistas para tornar a ‘cooperação mais dinâmica’”. O “Jornal Transparência” refere que o “Ministro de Planeamento Finanças e Economia Azul Osvaldo Vaz pede a sua demissão”. 

O “Portal de Angola” informa “Pedro Dala e Nimi Simbi: Tribunal Constitucional chamado a resolver ‘batata quente’ dos dois presidentes na FNLA”. No “Club-K” pode ler-se que o “Governo de João Lourenço (Já) recuperou 5 biliões de dólares no combate à corrupção”. 

“Indonésia vai disponibilizar dez mil dólares para erradicação da brucelose em Timor-Leste” e “EUA [Estados Unidos da América] elogiam progresso democrático e direitos humanos em Timor-Leste” são dois dos temas partilhados pela “Tatoli”, em Timor-Leste

Sobre Cabo Verde o “Expresso das Ilhas” divulga que o “Presidente da República pede mais atenção aos problemas dos pequenos Estados insulares”. De acordo com a “Inforpress”, o partido “MpD vai viabilizar e participar na CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] para investigar o processo de privatização da TACV [Transportes Aéreos de Cabo Verde] – líder parlamentar”. 

Em Portugal o “Expresso” publica “Autárquicas 2021: Ventura aposta no ‘voto silencioso’ no Alentejo: ‘Por aqui, o eleitorado percebeu a mensagem de que o comunismo e o socialismo são passado’”. No “Observador” lê-se que o primeiro-ministro “Costa parece ‘pai natal antecipado’, diz Francisco Rodrigues dos Santos”, líder do CDS. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

MPLA, FRELIMO, ANC e SWAPO querem formação contínua dos militantes

MPLA, FRELIMO, ANC e SWAPO querem formação contínua dos militantes

Militantes e delegados dos partidos MPLA (Angola), FRELIMO (Moçambique), ANC (África do Sul) e SWAPO (Namíbia) terminam neste sábado, 26…
Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

O presidente da Comissão de Administração Pública e Poder Local da Assembleia da República de Moçambique, Francisco Mucanheia, chefiou um…
Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

O Ministério das Finanças de Timor-Leste informou, através de um documento, que a construção do Porto de Tíbar chegou a 72%…
Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Na província moçambicana de Nampula, 17.182 trabalhadores foram empurrados para o desemprego nos dois últimos anos na sequência da paralisação…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin