capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 25 de Junho de 2018

“Renamo divulga esta semana cabeças-de-lista para Sofala [Moçambique]” para as eleições autárquicas de outubro, destaca o “País”, adiantando que a Renamo “está confiante que ganhará em todos os municípios com uma larga vantagem”.  O jornal “Notícias” refere que “Independência nacional proclamada há 43 anos”. 

O “Jornal de Angola” informa que “«Luanda é a nossa verdadeira guerra»”, segundo o ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, que disse que “a grande atenção no combate à criminalidade está virada a Luanda, que, só no primeiro trimestre deste ano, registou uma média de 149 crimes, o que equivale a 35 por cento dos delitos cometidos em todo o país”. A “Angop” noticia que “Político aponta gradualismo como fundamental nas autarquias”, mencionando o “primeiro secretário provincial do MPLA em Malanje, Norberto dos Santos” disse que o gradualismo é “critério fundamental para a implementação das autarquias em Angola, tendo em conta o actual contexto político, social e económico”.  

Na área política, no Brasil, a “TV247” avança que “A Esquerda pode ganhar de novo no Brasil”, referindo que o “sociólogo e colunista do 247 Emir Sader explica as razões. Entre elas: «porque seu programa anti-neoliberal representa os interesses da grande maioria da população, afetada de forma direta e brutal pelas políticas neoliberais, impostas contra a vontade do povo»”. “O Globo” apresenta como “Exclusivo: Letais, prisões matam mais de quatro por dia – Levantamento do GLOBO revela que 6.368 pessoas morreram nas cadeias do país entre 2014 e 2017”. 

“«Há outras pessoas envolvidas neste plano que visava única e exclusivamente abater PM», Patrice Trovoada”, informa a “STP Press”. O “Téla Non” menciona também a alegada tentativa de assassinato do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada:”Alegada intentona : Tribunal libertou Gaú [Gaudêncio Costa, vulgo Gaú, ex Ministro da Agricultura, membro da comissão política do MLSTP, deputado suplente a Assembleia Nacional,] e Ajax [sargento das forças armadas Ajax Managem]”, adiantando que os dois foram acusados “pelo ministro da defesa e da administração interna, Arlindo Ramos de «tentativa de subversão da Ordem Constitucional através do assassinato premeditado do Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Patrice Trovoada»”.  

No domínio partidário, em Cabo Verde, a “Inforpress” avança que em “Santa Catarina: Ido Carvalho é o novo primeiro secretário do sector do PAICV”. “A Semana” refere que a líder do PAICV disse que “Há gente a morrer e governo tem de encontrar solução para evacuação de doentes”.  

O blog “Timor Agora” avança “Coligação do Governo de Timor-Leste questiona pagamento ao Presidente” sobre “um pagamento feito ao Presidente pelo anterior Governo, no âmbito da lei dos partidos”.  

Na Guiné-Bissau, o jornal “O Democrata” destaca a “Figura da semana: Timóteo M’Bunde lança livro sobre políticas externas brasileira e chinesa” para o país.  

O portal institucional da Guiné Equatorial informa que se realizou um “Encontro entre o vice-ministro da Aviação Civil [Luciano Esono Bitegue] e o Presidente da AENA [Jaime García Legaz, presidente da empresa pública espanhola de gestão aeroportuária]”, de forma a “analisar as questões de cooperação entre os dois países”.  

Em primeira página, o jornal “Público” refere que o “Novo Banco e BCP já perderam quase 700 milhões de euros com a Ongoing”. O “Diário de Notícias” põe em destaque, em Portugal, que “Pais de menores de 12 anos têm direito a horário flexível, mas empresas recusam”.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

O Ciclone Tropical “GOMBE”, o terceiro fenómeno meteorológico a afectar as províncias da Zambézia, Nampula e Cabo  Delgado depois das…
Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Pousou em solo nacional na manhã desta quinta-feira (10) o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trazia 42 brasileiros…
Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, decidiu estender até 15 de abril o destacamento da Força Nacional de…
Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

O Programa Alimentar Mundial (PAM) avisa que o conflito existente na Ucrânia pode vir a causar aumentos adicionais de preços nos produtos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin