“Renamo divulga esta semana cabeças-de-lista para Sofala [Moçambique]” para as eleições autárquicas de outubro, destaca o “País”, adiantando que a Renamo “está confiante que ganhará em todos os municípios com uma larga vantagem”. O jornal “Notícias” refere que “Independência nacional proclamada há 43 anos”.
O “Jornal de Angola” informa que “«Luanda é a nossa verdadeira guerra»”, segundo o ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, que disse que “a grande atenção no combate à criminalidade está virada a Luanda, que, só no primeiro trimestre deste ano, registou uma média de 149 crimes, o que equivale a 35 por cento dos delitos cometidos em todo o país”. A “Angop” noticia que “Político aponta gradualismo como fundamental nas autarquias”, mencionando o “primeiro secretário provincial do MPLA em Malanje, Norberto dos Santos” disse que o gradualismo é “critério fundamental para a implementação das autarquias em Angola, tendo em conta o actual contexto político, social e económico”.
Na área política, no Brasil, a “TV247” avança que “A Esquerda pode ganhar de novo no Brasil”, referindo que o “sociólogo e colunista do 247 Emir Sader explica as razões. Entre elas: «porque seu programa anti-neoliberal representa os interesses da grande maioria da população, afetada de forma direta e brutal pelas políticas neoliberais, impostas contra a vontade do povo»”. “O Globo” apresenta como “Exclusivo: Letais, prisões matam mais de quatro por dia – Levantamento do GLOBO revela que 6.368 pessoas morreram nas cadeias do país entre 2014 e 2017”.
“«Há outras pessoas envolvidas neste plano que visava única e exclusivamente abater PM», Patrice Trovoada”, informa a “STP Press”. O “Téla Non” menciona também a alegada tentativa de assassinato do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada:”Alegada intentona : Tribunal libertou Gaú [Gaudêncio Costa, vulgo Gaú, ex Ministro da Agricultura, membro da comissão política do MLSTP, deputado suplente a Assembleia Nacional,] e Ajax [sargento das forças armadas Ajax Managem]”, adiantando que os dois foram acusados “pelo ministro da defesa e da administração interna, Arlindo Ramos de «tentativa de subversão da Ordem Constitucional através do assassinato premeditado do Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Patrice Trovoada»”.
No domínio partidário, em Cabo Verde, a “Inforpress” avança que em “Santa Catarina: Ido Carvalho é o novo primeiro secretário do sector do PAICV”. “A Semana” refere que a líder do PAICV disse que “Há gente a morrer e governo tem de encontrar solução para evacuação de doentes”.
O blog “Timor Agora” avança “Coligação do Governo de Timor-Leste questiona pagamento ao Presidente” sobre “um pagamento feito ao Presidente pelo anterior Governo, no âmbito da lei dos partidos”.
Na Guiné-Bissau, o jornal “O Democrata” destaca a “Figura da semana: Timóteo M’Bunde lança livro sobre políticas externas brasileira e chinesa” para o país.
O portal institucional da Guiné Equatorial informa que se realizou um “Encontro entre o vice-ministro da Aviação Civil [Luciano Esono Bitegue] e o Presidente da AENA [Jaime García Legaz, presidente da empresa pública espanhola de gestão aeroportuária]”, de forma a “analisar as questões de cooperação entre os dois países”.
Em primeira página, o jornal “Público” refere que o “Novo Banco e BCP já perderam quase 700 milhões de euros com a Ongoing”. O “Diário de Notícias” põe em destaque, em Portugal, que “Pais de menores de 12 anos têm direito a horário flexível, mas empresas recusam”.