Lusofonia | Notícias

Revista de Imprensa Lusófona de 25 de Maio de 2018

“Legislação frágil boicota desenvolvimento no sector mineiro e gás”, em Moçambique, avança o jornal “O País”. O “CanalMoz” tem em destaque que a “Renamo diz que vai dialogar com o Governo até à integração dos seus militares nas Forças Armadas e no SISE [Serviço de Informações e Segurança do Estado]”.  

O “Jornal de Angola” informa que “Angola e Polónia estudam supressão de vistos”, referindo-se aos “passaportes diplomáticos e de serviço”. A “Angop” noticia que a “Reforma da justiça regista atraso de três anos”, acrescentando que o “Presidente do Tribunal Supremo (TS), Rui Ferreira (…) acredita que o país poderá recuperar esse tempo até ao ano de 2020”.  

No Brasil, “A Folha de S. Paulo” menciona que a “Petrobrás tem queda de 14% na Bolsa após intervenção”. “O Globo” destaca que o “Governo e caminhoreiros chegam a acordo para trégua de 15 dias – redução de 10% no valor do diesel será mantida pelos próximos 30 dias”.  

Na área política, em São Tomé e Príncipe, o “Téla Non”adianta que os “Partidos reuniram-se com PR e constataram que ele não consegue despir-se da ADI  [Acção Democrática Independente]”. A “STP Press refere que o “«Presidente da República deve exercer influência para que a constituição seja respeitada» PCD [Partido da Convergência Democrática ],UDD [União dos Democratas para Cidadania e Desenvolvimento da Mudança] e MDFM [Movimento Democrático Força  da Mudança]”.  

No domínio económico, a “Inforpress” avança que o “BCV [Banco de Cabo Verde] aprova participação da sociedade do Bahrein no capital do Banco Internacional de Cabo Verde”. Quanto à área social, o jornal “A Nação” informa que a “Ministra Maritza Rosabal preside «Encontro Nacional dos Vereadores da Área Social»”.  

O blog “Timor Agora” noticia que, em Timor-Leste, o “Atual governo timorense está a preparar transição para novo executivo – primeiro-ministro”.  

Na Guiné-Bissau, “O Democrata” refere que a “Comissão Organizadora confirma Nuno Nabiam como único candidato à liderança de APU-PDGB [Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau]”.

O portal institucional da Guiné Equatorial informa que o “Presidente do Zimbabwe [Emerson Mnangangwa] recebe [o PR da Guiné Equatorial] Obiang Mbasogo”. 

Em primeira página, o jornal “Público” destaca que, em Portugal, o “Parlamento espera há quatro meses resposta de Siza Vieira sobre fim da incompatibilidade”. No “Diário de Notícias”, o enfoque é na área da saúde: “IPO não consegue fazer exames a todas as doentes que tiveram cancro”.  

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo