Revista de Imprensa Lusófona de 26 de Junho de 2018

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

“Cabo Delgado: PGR [Procuradoria-geral da República] busca parcerias para combate ao crime”, destaca o jornal “Notícias”, adiantando que a PGR “está em busca de melhores mecanismos de prevenção e combate das novas manifestações criminais que se registam na província de Cabo Delgado, onde homens armados assassinam pessoas inocentes e queimam residências”. A “Folha de Maputo” refere que “PR Nyusi condena ataques que se registam em Cabo Delgado”, acrescentando que o presidente de Moçambique “assegurou que o Governo não vai descansar até que os seus actores e colaboradores sejam neutralizados e responsabilizados pelos seus actos criminosos”.

O “Jornal de Angola” informa que “PGR já recebeu de Portugal processo de Manuel”, confirmando ontem a “recepção, da sua congénere de Portugal, da certidão integral digitalizada do Processo Crime nº 2738/18.78 LSD, que corria trâmites no Juízo Central do Tribunal da Comarca de Lisboa, na sequência da sua transferência para procedimento criminal em Angola”. A “Folha 8” avança que “Não são pães, senhor. São poços de petróleo”, referindo-se à “ENI [que] anunciou hoje [ontem] uma nova descoberta de petróleo no bloco 15/06, no «offshore» angolano, com reservas que a petrolífera italiana estima entre de 230 a 300 milhões de barris de petróleo. Petrolífera italiana soma… poços e lucros”.  

Em relação ao julgamento do ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, “O Globo” avança que “Fachin [ministro do Supremo Tribunal Federal – STF ] manda recurso em que Lula pede liberdade para plenário do STF – A data do julgamento será marcada pela presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia”. A “Folha de S. Paulo” noticia que “Procurador envolvido no caso JBS é denunciado – Marcello Miller e o empresário Joesley Batista são acusados de corrupção pelo Ministério Público”.  

A “STP Press” informa que “Já estão criadas condições para as eleições de 2018, diz o Presidente da CEN [Comissão Eleitoral Nacional], recebido hoje por PR”. O jornal “O Parvo” refere que “Subida dos preços de combustíveis em STP [São Tomé e Príncipe] Governo diminui gastos do Estado”.  

Na área da segurança, em Cabo Verde, “Paulo Rocha [Ministro da Administração Interna] diz que criminalidade diminuiu 19% em 2018”, menciona “A Nação”. A “Inforpress” avança também na área da segurança que a oposição, o “PAICV diz que criminalidade «continua a aumentar» e questiona Governo” no parlamento cabo-verdiano.  

A “Rádio Timor-Leste” adianta que o país “reforça laços com a Austrália e a Indonésia, diz Lu-Olo [presidente timorense]”.  

No domínio da justiça, o jornal “O Democrata” destaca que o “Bastonário de advogados da Guiné-Bissau acusa magistrados de «venderem» despachos”.  

O portal institucional da Guiné Equatorial informa que “Presidente realiza audiência com primeiro-ministro da Guiné-Bissau” em Malabo.  

Em primeira página, o jornal “Público” refere que “Mais de 233 mil consultas de oftalmologia ficaram por fazer em 2017”. O “Diário de Notícias” põe em destaque: “Madeira ilegal do Congo entra na Europa através de Portugal“.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Desmobilizados da Guerra Civil amotinam-se na sede da ONU em Maputo

Moçambique: Desmobilizados da Guerra Civil amotinam-se na sede da ONU em Maputo

Um grupo de desmobilizados das Forças de Defesa e Segurança do Estado está, há mais de três dias, amotinado na…
Falecimento do embaixador de Portugal em Cabo Verde mereceu mensagens de voluntários luso-brasileiros

Falecimento do embaixador de Portugal em Cabo Verde mereceu mensagens de voluntários luso-brasileiros

A morte do embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, faleceu vítima de um enfarte cardíaco fulminante, aos 52…
Moçambique: “O ataque a Macomia aumentou o sentimento de insegurança”, diz Bispo de Pemba

Moçambique: “O ataque a Macomia aumentou o sentimento de insegurança”, diz Bispo de Pemba

A Fundação AIS aprovou, a nível internacional, um pacote de ajuda de emergência de 250 mil euros para Cabo Delgado,…
Cabo Verde: Ministro da Educação lamenta recusa dos sindicatos em assinar acordo

Cabo Verde: Ministro da Educação lamenta recusa dos sindicatos em assinar acordo

O Ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, lamentou profundamente a decisão dos sindicatos SINDEP e SINPROFIS de não…