Revista de Imprensa Lusófona de 27 de Junho de 2018

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

“Ossufo Momade e a reviravolta da Frelimo sobre a desmilitarização – “É brincadeira!”, destaca o “CanalMoz”, acrescentando que o líder interino da Renamo disse: “Nós vamos entregar as armas quando estivermos bem representados nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique assim como na Polícia, porque assim temos a garantia de que essas armas não serão usadas para matar a nós próprios”. O jornal “O País” avança que “Gamiliel Munguambe é o novo embaixador de Moçambique no Brasil”, tendo sido “exonerado do cargo de embaixador de Moçambique no Vietname, em Janeiro último, posição que ocupava desde 2012”.  

O “Jornal de Angola” informa que o “FMI reafirma apoio técnico para estabilizar a economia”, adiantando que o FMI “vai continuar a garantir apoio técnico ao Governo, para a estabilização da economia”. A “Angop” noticia que a “Sonangol e Equinor assinam memorando para exploração de petróleo”, de forma a “que esta última continue a investir na exploração e contribua no aumento da produção de petróleo em Angola”.  

Em relação à área judicial e política, no Brasil, “O Globo” refere “Como a decisão de soltar José Dirceu afeta o caso de Lula – Situação dos dois é semelhante, mas caso do ex-presidente será analisado no plenário”. A “Folha de S. Paulo” menciona também o caso de Dirceu: “STF [Supremo Tribunal Federal] determina a libertação do ex-ministro José Dirceu – Soltura do petista dá esperança a outros detidos após condenação na 2ª instância”.  

A “STP Press” informa que a “ADI e MLSTP querem que as eleições [em São Tomé e Príncipe] sejam no dia 07 de Outubro próximo”. O jornal “O Parvo” avança que “Presidente da República inicia ronda de auscultação para marcação das próximas eleições”.  

No domínio da isenção de vistos, a “Inforpress” adianta que “Isenção de visto entre Cabo Verde e Angola entra em vigor a partir de 01 de Julho – autoridades”. “A Nação” refere que “Porto Novo vai receber investimentos de 23 milhões de euros no quadro do projecto AquaSun”.  

Sobre a área das relações externas, em Timor-Leste, o blog “Timor Agora” refere que o “Presidente timorense na Indonésia, [realiza a] primeira visita de Estado ao exterior”, iniciada ontem e que termina esta sexta-feira.

“O Democrata” noticia que, na Guiné-Bissau, o “Líder da Central Sindical guineense acusa PM de «dividir dinheiro do Estado com amigos»”. 

O blog “El Confidencial de Guinea Ecuatorial” destaca a “Entrevista com Armengol Engonga, vice-presidente do governo no exílio do Partido Progressista da Guiné Equatorial“.  

Em primeira página, o jornal “Público” refere que o “Parlamento [de Portugal] tem 19 deputados arguidos”, referindo-se à “Actividade autárquica, exercida antes da chegada ao Parlamento, e as viagens do Euro 2016 fazem a maioria dos casos. PSD e PS são «totalistas» nesta legislatura. Há deputados que foram ouvidos em mais do que um processo”. O “Diário de Notícias” põe em destaque que o “Governo [está] disponível para ir além dos 600 euros no salário mínimo”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…