“Filipe Nyusi em Palma e Mocímboa da Praia”, norte de Moçambique, onde têm decorrido ataques a civis por parte do grupo armado denominado localmente por “Al-Shabab”, destaca “O País”. O jornal “Noticias” refere que “Combustíveis com novos preços”, adiantando que os “Novos preços de comercialização da gasolina e do gás de cozinha entram hoje em vigor em todo o país”.
O “Jornal de Angola” informa que o país “segue para gestão transparente”, avançando que “Luanda acolhe, em Novembro, a oitava Conferência Anual dos Organismos Estratégicos de Controlo Interno da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OECI-CPLP), com vista ao reforço da cooperação e intercâmbio de ideias sobre a actuação dos órgãos de inspecção da comunidade”. A “Angop” noticia que “Venda de diamantes brutos tem aval do Executivo”, mencionando que a “política de comercialização de diamantes brutos, a implementar pelo Executivo angolano” foi aprovada ontem pelo “Conselho de Ministros”.
Em relações à política de privatizações no Brasil, “O Globo” avança que “Lewandowski [ministro do Supremo Tribunal Federal, STF] proíbe privatizações sem a autorização do Legislativo”. A “TV247” faz referência também à questão das privatizações: “Lewandowski proíbe privatizações sem aval do Congresso”, informando que o ministro do STF “alega que privatizações podem trazer prejuízos irreparáveis ao país e proíbe que o governo Michel Temer tome decisões sobre esse tema sem autorização do Congresso Nacional”.
O “Téla Non” refere o “Caso da Intentona [em São Tomé e Príncipe] contra Águia: Justiça quer ouvir Alfa III”, informando que “«Águia», é o alvo indicado pelos três homens que conversavam animadamente dentro de uma viatura na ilha de São Tomé. A conversa entre os três homens, sendo um civil e dois militares, acabou sendo gravada alegadamente por um deles e chegou ao conhecimento do Governo”. A “STP Press” noticias que “PCD e UDD concordam que as eleições sejam realizadas no dia 07 de Outubro próximo”.
“Relatório da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] sobre TACV [de 1975 a 2017]: Os 29 casos com a perda de mais de 4 milhões de dólares da venda dos dois aviões Casa excluídos do documento”, refere o jornal de Cabo Verde, “A Semana”. A “Inforpress” noticia também que “Parlamento: Relatório da CPI responsabiliza PAICV pela «má gestão» da TACV”.
O jornal “Independente” de Timor-Leste informa que “Agio Pereira controla sete ministérios devido à falta de ministros” no novo executivo timorense, em resultado da recusa do presidente Lu-Olo em aceitar os 11 nomes propostos pelo actual primeiro-ministro Ruak para integrarem o governo do país.
Na área económica, na Guiné-Bissau, “O Democrata” menciona que o “BCEAO [Banco Central dos Estados da África Ocidental] diz que o sistema bancário guineense está a portar-se bem”.
O blog “El Confidencial de Guinea Ecuatorial” destaca os “guineense mais ricos ou multimilionários da era mais cleptomaníaca do [presidente] Obiang”.
Em primeira página, o jornal “Público” refere, em Portugal, que “Coronéis exonerados por causa de Tancos estão propostos para general”. O “Diário de Notícias” põe em destaque a “Associação Zoófila: “Isto é uma versão pindérica do caso Raríssimas”, referindo que a “Presidente acusada de ter «negócios consigo mesma» alvo de queixa-crime. Órgãos sociais e membros de direção atual e passada em guerra”.