Lusofonia | Notícias

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de outubro de 2020

capa da Revista de Imprensa Lusófona

O portal do Governo de Timor-Leste avança que o “Presidente da República renova Estado de Emergência por mais 30 dias”. Na “Tatoli” lê-se “Distância física, máscara e lavagem das mãos obrigatórias no novo Estado de Emergência”. 

Em Portugal o “Observador” noticia “OE2021 [Orçamento do Estado para 2021]. Parlamento aprova esta quarta-feira proposta na generalidade apenas com votos favoráveis do PS”. De acordo com o “Jornal de Notícias”, os “Autarcas vão pedir a António Costa recolher obrigatório no Grande Porto”. 

“Ataques em Cabo Delgado: PRM [Polícia da República de Moçambique] proíbe o registo de imagens dos deslocados que desembarcam em Pemba”, escreve a “Carta de Moçambique”. O “MMO Notícias” refere que o “Governo aprova plano de contingência para época chuvosa 2020-2021″. 

O “Portal de Angola” informa “Protesto em Luanda: Isabel dos Santos apela por libertação de manifestantes”. O Presidente da República, João Lourenço, afirma que o “Trabalho não pode parar face ao Covid-19″, segundo a “Angop”. 

Na Guiné-Bissau “O Democrata” cita o ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadia, que afirma que a “Guiné-Bissau é o país com receitas internas mais baixas dos países da UEMOA [União Económica Monetário Oeste Africana]”. Também a “ANG” cita o mesmo governante, através do título “Guiné-Bissau regista uma evolução positiva em termos de aplicação das diretivas da União”, mencionando igualmente a UEMOA. 

A “Agência Brasil” publica que os “Partidos mantêm obstrução e sessão da Câmara é cancelada”. Já “O Globo” tem em manchete “Sem citar nomes, ex-porta-voz critica Bolsonaro, em artigo em jornal: o poder ‘inebria, corrompe e destrói’”. 

A “Inforpress”, agência de notícias de Cabo Verde, divulga que o partido “MpD acusa PAICV de bloquear o normal funcionamento dos órgãos externos ao Parlamento”. O “Expresso das Ilhas” cita o líder parlamentar do PAICV, Rui Semedo, que declara que “Os hospitais não podem ser focos de contágio de Covid-19”. 

Em São Tomé e Príncipe a “STP-Press” destaca os títulos “Covid-19: Invisual clama a favor da camada e de idosos” e “Covid-19: São Tomé e Príncipe e Angola vão retomar para breve as ligações aéreas via TAAG”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo