Na Guiné-Bissau “O Democrata” cita o Coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15), Braima Camará, que afirma que “MADEM sempre fará parte da solução dos problemas da Guiné-Bissau”. Na “ANG” pode ler-se que o “Governo doa 20 mil sacos de arroz e 10 mil sacos de açúcar às populações”.
O portal do Governo de Timor-Leste avança com os novos “Resultados relativos ao novo Coronavírus em Timor-Leste”. Segundo o “Tatoli”, o primeiro-ministro “Taur apresentará lista de novos membros do Governo ao PR [Presidente da República]”.
A “Carta de Moçambique” informa “Covid-19: Testagem massiva exclusiva ao Acampamento da Total e não à província de Cabo Delgado – diz o MISAU [Ministério da Saúde]”. O Presidente da República “Filipe Nyusi alarga estado de emergência em até 30 de maio”, de acordo com o “MMO Notícias”.
“Covid-19/ Praia: MpD e PAICV alinham com posição da edilidade de se abster de realizar actividades comemorativas”, escreve a “Inforpress”, agência de notícias de Cabo Verde. “Covid -19 em Cabo Verde: Governo anuncia mais 7 casos suspeitos e pede combate contra atitudes discriminatórias a doentes”, divulga “A Semana”.
Em São Tomé e Príncipe a “STP-Press” destaca “Covid-19: Governo anuncia distribuição grátis de 60 mil máscaras a população mais vulnerável”. A “Téla Nón” noticia “Covid-19 diagnosticado apenas por testes rápidos saltou de 7 para 10 em São Tomé”.
Sobre Portugal a “Ministra da Saúde diz que SNS [Serviço Nacional de Saúde] não será capaz de responder sozinho ao pós-Covid e admite recorrer a privados”, partilha o “Observador”. O “Expresso” menciona que o “Ministro da Economia assume falhas no pagamento do lay-off às empresas”.
No “Jornal de Angola” lê-se que a “UNITA está preocupada com violação da fronteira com a RDC [República Democrática do Congo]”. O “Correio da Kianda” publica que o “Conselho de Ministros cria unidade para investimentos públicos”.
“Decisão do Supremo sobre PF [Polícia Federal] entra para coleção de reveses de Bolsonaro e mantém presidente sob pressão” é o tema em destaque na “Folha de S.Paulo”, no Brasil. O Presidente “Bolsonaro contraria AGU [Advocacia-Geral da União] e afirma que irá recorrer sobre suspensão da posse de Ramagem: ‘Quem manda sou eu’”, refere “O Globo”.