Lusofonia | Notícias

Revista de Imprensa Lusófona de 30 de janeiro de 2017

O blog guineense “Bambaram di Padida” revela que a Guiné-Bissau será o “destino turístico 2017” na Bolsa de Turismo de Lisboa, que acontecerá de 15 a 19 de março em Lisboa, decisão tomada por operadores turísticos portugueses.

O chefe de Estado da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo está em Adis Abeba, a propósito da 28ª Cimeira da União Africana, e a página oficial do Governo destacou a reunião  com o Rei de Marrocos, Mohamed VI, e o tema central da conversa foi a possível entrada de Marrocos para a União Africana.

O site da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe conta que o Ministério das Finanças, Comércio e Economia Azul Américo Ramos, promove a 2 de fevereiro a “Conferência Nacional sobre a Economia Azul”, sob o tema “Economia Azul no contexto de desenvolvimento sustentável”.

O jornalista português residente em Londres, Gilberto Ferraz, lançou um livro sobre Timor Leste (“Timor Leste – uma dívida por saldar”), que conta como se viveu em Londres a ocupação de Timor-Leste pela Indonésia. A apresentação teve lugar sábado, na Portuguese Community Centre em Londres, destaca o blog “Timor Agora”.

O decreto que proibia a entrada de cidadãos da Síria, Iraque, Irão, Iémen, Líbia, Somália e Sudão em território americano, foi revisto e agora entrar no país quem tiver o “green card” – autorização permanente para viver e trabalhar nos EUA, é a manchete do jornal brasileiro “Folha de São Paulo”. Sobre o país, o jornal revela que o pagamento de beneficiários e verbas indemnizatórias aos magistrados e funcionários da justiça subiu 30% de 2014 para 2015.

“Nunca se reformaram tão poucos” funcionários públicos em Portugal, e a pensão tem hoje “o valor mais baixo desde 1999”, é o destaque do matutino “Diário de Notícias”. Em capa, referência à visita de Estado do Presidente da Grécia Prokópis Pvlópoulos, a Portugal, e as suas declarações sobre a Europa: “É necessária a mudança imediata da política de hoje da EU, da austeridade sem saída”.

Esta segunda-feira, a notícia em África é o início da 28º Cimeira da União Africana na capital etíope Adis Abeba. Em capa, o “Jornal de Angola” revela os temas centrais deste encontro, e evidencia a eleição do sucessor para a atual presidente sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma. Também esta segunda-feira, Angola assina um acordo de cooperação com a Índia, que existe entre os dois países desde 1984 nas áreas da economia, técnica, ciência e cultura.

O diário de Moçambique “Notícias” dá conta da inauguração do sistema de drenagem do rio Chiveve, na cidade da Beira, um projeto iniciado em 2014 pela empresa chinesa CHICO. Também a nível de construções, o jornal revela que serão construídas duas fábricas de rações na província do Niassa, um projeto do Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas, para reduzir a importação e estimular a produção industrial de frangos e ovos.

Janira Hopffer Almada foi reeleita, este domingo, presidente do maior partido da oposição de Cabo Verde, o PAICV, com mais de 90% dos votos, revela o site de notícias “A Semana”. Na saúde, 35 casos de dengue foram registados na Cidade da Praia, o que significa uma média de dois a três casos suspeitos de dengue por dia, desde o início de janeiro.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo