Revista de Imprensa Lusófona de 30 de Novembro de 2018

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

O “Jornal Transparência”, de São Tomé e Príncipe, tem em destaque “Assembleia Nacional Santomense reunido em sessão plenária”. A “Téla Nón” informa que “Bom Jesus é investido este fim de semana pelo PR [Presidente da República] como Primeiro Ministro de STP”.

“Governo moçambicano vai alocar cerca de 1.350.000.000 de meticais para funcionamento do seu fiscalizador em 2019″, avança “@Verdade” sobre Moçambique. “Renamo prepara-se para eleger novo presidente”, refere “O País”.

Em Angola, o “Club-K” partilha que o “Governo confirma declarações de JES [José Eduardo dos Santos] sobre ‘cofres’ do Estado”. O “Jornal de Angola” tem em manchete o título “Reservas internacionais baixaram 12 mil milhões”, uma revelação feita pelo ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior.

Sobre Timor-Leste, o “Sapo Notícias” partilha que “Timor-Leste continua a contar com apoio de Portugal no setor educativo” e o “Timor Agora” noticia que o “Método de ensino de português e tétum deixou ‘graves lacunas’”, de acordo com a ministra da Educação timorense, Dulce Soares.

Em Cabo Verde, o jornal “A Semana” tem como manchete “Privatização da TACV [Transportes Aéreos de Cabo Verde]: SITTHUR [Sindicato dos Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo] acusa o Governo da falta de transparência e disponibilização de informações sobre o processo”. Já a manchete do “Expresso das Ilhas” é “Dívida Pública e crescimento económico dominam debate do Orçamento”.

“Governo dá ordem para que alunos mais pobres só recebam bolsas de mérito pela metade”, destaca o “Diário de Notícias” sobre Portugal. “Ex-governantes da saúde denunciam pressão da indústria farmacêutica”, pode ler-se no “Público”.

No Brasil, o jornal “Folha de S.Paulo” refere que “Bolsonaro não pretende voltar atrás sobre mudança de embaixada em Israel” e “O Globo” indica que a “Maioria do STF [upremo Tribunal Federal] é favorável a indulto de Natal de Temer”. “Até agora, seis ministros votaram para que o presidente tenha liberdade para definir as regras do indulto de Natal”.

A página web institucional da Guiné Equatorial menciona a “Apresentação da página Web Institucional Senado”, um site que vai permitir que os cidadãos conheçam “a estrutura, o funcionamento e os esforços em curso da instituição presidida por Teresa Efua Asangono”. Também é mencionado que “O Presidente felicita o seu homólogo de Portugal”. Obiang Nguema Mbasogo congratula Marcelo Rebelo de Sousa pelo aniversário da independência portuguesa, que se celebra a 1 de dezembro.

Na Guiné-Bissau, “O Democrata” informa “Pobreza Monetária: Guiné-Bissau está entre os países mais baixos da África subsaariana”. Já o site “Guineendade” cita o deputado da Nação e membro da Comissão Executiva do Partido da Renovação Social (PRS), Sola N’Quilim Na Bitchita: “Vamos responsabilizar Jomav do processo eleitoral, sob pena de assumir suas consequências”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Empresária brasileira aponta oportunidades de investimento em Portugal: "decisão estratégica vantajosa”

Empresária brasileira aponta oportunidades de investimento em Portugal: "decisão estratégica vantajosa”

A empresária brasileira Sónia Crisóstomo, residente em Portugal, sublinha a importância de uma análise criteriosa das oportunidades de investimento em…
Revista de Imprensa Lusófona de 20 de setembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 20 de setembro de 2024

Em Portugal o “Público” noticia “Há mais de uma centena de leis por regulamentar desde 2003”. De acordo com o…
Embaixadores do Brasil e de Portugal homenageados em Lisboa pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira

Embaixadores do Brasil e de Portugal homenageados em Lisboa pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira

O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, foram…
Brasil vai realizar primeiro “Encontro Nacional de Mulheres Jornalistas”

Brasil vai realizar primeiro “Encontro Nacional de Mulheres Jornalistas”

Estão abertas as inscrições para o primeiro Encontro Nacional de Mulheres Jornalistas, promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) do…