capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 30 de Novembro de 2018

O “Jornal Transparência”, de São Tomé e Príncipe, tem em destaque “Assembleia Nacional Santomense reunido em sessão plenária”. A “Téla Nón” informa que “Bom Jesus é investido este fim de semana pelo PR [Presidente da República] como Primeiro Ministro de STP”.

“Governo moçambicano vai alocar cerca de 1.350.000.000 de meticais para funcionamento do seu fiscalizador em 2019″, avança “@Verdade” sobre Moçambique. “Renamo prepara-se para eleger novo presidente”, refere “O País”.

Em Angola, o “Club-K” partilha que o “Governo confirma declarações de JES [José Eduardo dos Santos] sobre ‘cofres’ do Estado”. O “Jornal de Angola” tem em manchete o título “Reservas internacionais baixaram 12 mil milhões”, uma revelação feita pelo ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior.

Sobre Timor-Leste, o “Sapo Notícias” partilha que “Timor-Leste continua a contar com apoio de Portugal no setor educativo” e o “Timor Agora” noticia que o “Método de ensino de português e tétum deixou ‘graves lacunas’”, de acordo com a ministra da Educação timorense, Dulce Soares.

Em Cabo Verde, o jornal “A Semana” tem como manchete “Privatização da TACV [Transportes Aéreos de Cabo Verde]: SITTHUR [Sindicato dos Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo] acusa o Governo da falta de transparência e disponibilização de informações sobre o processo”. Já a manchete do “Expresso das Ilhas” é “Dívida Pública e crescimento económico dominam debate do Orçamento”.

“Governo dá ordem para que alunos mais pobres só recebam bolsas de mérito pela metade”, destaca o “Diário de Notícias” sobre Portugal. “Ex-governantes da saúde denunciam pressão da indústria farmacêutica”, pode ler-se no “Público”.

No Brasil, o jornal “Folha de S.Paulo” refere que “Bolsonaro não pretende voltar atrás sobre mudança de embaixada em Israel” e “O Globo” indica que a “Maioria do STF [upremo Tribunal Federal] é favorável a indulto de Natal de Temer”. “Até agora, seis ministros votaram para que o presidente tenha liberdade para definir as regras do indulto de Natal”.

A página web institucional da Guiné Equatorial menciona a “Apresentação da página Web Institucional Senado”, um site que vai permitir que os cidadãos conheçam “a estrutura, o funcionamento e os esforços em curso da instituição presidida por Teresa Efua Asangono”. Também é mencionado que “O Presidente felicita o seu homólogo de Portugal”. Obiang Nguema Mbasogo congratula Marcelo Rebelo de Sousa pelo aniversário da independência portuguesa, que se celebra a 1 de dezembro.

Na Guiné-Bissau, “O Democrata” informa “Pobreza Monetária: Guiné-Bissau está entre os países mais baixos da África subsaariana”. Já o site “Guineendade” cita o deputado da Nação e membro da Comissão Executiva do Partido da Renovação Social (PRS), Sola N’Quilim Na Bitchita: “Vamos responsabilizar Jomav do processo eleitoral, sob pena de assumir suas consequências”.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Governo extingue feriados nacionais e é acusado de violar a lei e a história

Guiné-Bissau: Governo extingue feriados nacionais e é acusado de violar a lei e a história

O Governo guineense através do Decreto nº 1/2023 de 19 de Janeiro determinou que 23 de Janeiro, outrora dia dos…
Moçambique: MONARUMO defende isenção do IVA para água e energia

Moçambique: MONARUMO defende isenção do IVA para água e energia

O Movimento Nacional para Recuperação da Unidade Moçambicana (MONARUMO) comentou a recente diminuição do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA),…
Angola garante usar 77% de energia renovável até 2027

Angola garante usar 77% de energia renovável até 2027

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, assumiu o compromisso de o país usar 77% de energia renovável até 2027. …
Cabo Verde: Turismo e privatizações financiam fundo contra pobreza extrema

Cabo Verde: Turismo e privatizações financiam fundo contra pobreza extrema

O turismo e privatizações em Cabo Verde decidiram financiar o fundo MAIS, definido pelo Governo e criado com o objetivo…