capa da Revista de Imprensa Lusófona

Revista de Imprensa Lusófona de 30 de novembro de 2021

Na Guiné-Bissau a “ANG” informa que o “FMI [Fundo Monetário Internacional] avalia segundo programa de referência acordado com Guiné-Bissau”. Já “O Democrata” cita o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, que afirma que o “Lançamento de estudo de viabilidade para construção do Porto de Buba é um sucesso da diplomacia económica”. 

Sobre Timor-Leste o “Sapo Notícias” partilha que “Deputados timorenses questionam contradições do Governo sobre gastos orçamentais”. Na “Tatoli” pode ler-se que “Timor-Leste ratifica Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência em 2022”. 

Em Moçambique “O País” noticia que “Moçambique e China avaliam relações de cooperação”. A “Folha de Maputo” refere que a “CFM [empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique] anuncia retoma de comboios de transporte de passageiro de longo curso”. 

“Rui Semedo quer reencontro do PAICV com as raízes e mobilização dos cabo-verdianos”, publica “A Semana” em Cabo Verde. O “Expresso das Ilhas” escreve que os “Preços dos produtos importados aumentaram 0,9% em Outubro de 2021, INE [Instituto Nacional de Estatística]”. 

Quanto a São Tomé e Príncipe, o “Jornal Transparência” menciona que o “Governo reúne de urgência para preparar medidas de prevenção da nova variante Ómicron”. O “Jornal Tropical” indica que a “China dá sinal claro ao nível de investimento nas Forças Armadas são-tomenses”. 

“A dois meses de legislativas, Costa nomeia ex-autarca do Cartaxo como assessor”, divulga o “Expresso”, em Portugal. De acordo com o “Diário de Notícias”, os “Apoiantes de Paulo Rangel esperam que Rui Rio faça ‘limpeza grande’ nas listas a deputados”. 

O “Jornal de Angola” avança que a “UNITA suspende membros da Comissão Política”. Segundo a “Angop”, o “MPLA reafirma apoio à liderança de João Lourenço”. 

A “Agência Brasil” publica que a “Câmara aprova medidas de transparência e teto para orçamento secreto”. O jornal “O Globo” tem em manchete “Orçamento secreto: Congresso aprova projeto que limita emendas de relator”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

MPLA, FRELIMO, ANC e SWAPO querem formação contínua dos militantes

MPLA, FRELIMO, ANC e SWAPO querem formação contínua dos militantes

Militantes e delegados dos partidos MPLA (Angola), FRELIMO (Moçambique), ANC (África do Sul) e SWAPO (Namíbia) terminam neste sábado, 26…
Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

Moçambique: Autarquias locais mantêm dependência do OE

O presidente da Comissão de Administração Pública e Poder Local da Assembleia da República de Moçambique, Francisco Mucanheia, chefiou um…
Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

O Ministério das Finanças de Timor-Leste informou, através de um documento, que a construção do Porto de Tíbar chegou a 72%…
Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Na província moçambicana de Nampula, 17.182 trabalhadores foram empurrados para o desemprego nos dois últimos anos na sequência da paralisação…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin