Revista de Imprensa Lusófona de 31 de Dezembro de 2018

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

No último dia de 2018, e na véspera da tomada de posse de Jair Bolsonaro como presidente, “A Folha de S. Paulo” refere que “Organização vê ameaça ao Presidente”, o mesmo jornal destaca também que “Maioria é contra a liberação das armas no país”. “Temer recusa conceder indulto Natalino” informa “O Estado de S. Paulo”.

Em Portugal o jornal “Público” avança que “Grandes devedores da banca desde 2007 vão ser conhecidos”. O “Jornal de Notícias” tem em destaque “Médicos de família vão passar receitas para tratamentos de saúde nas termas”.

“O País” em Angola abre a manchete com “Ano Novo, dia de ‘Mbeta Mbeta’”, fazendo alusão a uma tradição angolana na passagem de ano. A agência de notícias angolana “Angop” dá conta que foram “Apreendidos 16 milhões de Kwanzas no Luvo” e precisa que “estavam a ser transportados para a República Democrática do Congo (RDC)”.

Em Moçambique o “Notícias” informa que “A partir do próximo ano: Novos distritos terão sedes distritais construídas de raiz”. O jornal “@Verdade” destaca: “Assinante das dívidas ilegais de Moçambique preso na RAS a pedido dos EUA sob acusação de lavagem de dinheiro e fraude fiscal” e acrescenta que “Manuel Chang, o ex-ministro das Finanças de Moçambique que assinou as Garantias bancárias ilegais que possibilitaram os empréstimos secretos da Proindicus, MAM e EMATUM, foi detido neste sábado (29) na República da África do Sul (RSA) a pedido do Governo dos Estados Unidos da América sob a acusação de lavagem de dinheiro e fraude fiscal”.

“Governo de Cabo Verde repudia assalto e agressão perpetrados contra António Simões”, cidadão de nacionalidade portuguesa, antigo jogador do Sport Lisboa e Benfica (SLB), dá conta o semanário “A Semana” no arquipélago. “Governo dá aval de 25 milhões de dólares à CVTelecom” avança o “Expresso das Ilhas” que precisa que o capital será usado para ligar Cabo Verde ao cabo de fibra óptica que vai ligar Portugal e Brasil.

Em São Tomé e Príncipe “AN [Assembleia Nacional] saneou as ilegalidades denunciadas por instituições e figuras internacionais”, refere o portal “Téla Nón”. “Trata-se principalmente da resolução 110 produzida pela antiga maioria parlamentar da ADI, na décima legislatura, que terminou no mês de Novembro último. Uma resolução que exonerou e aposentou compulsivamente 4 juízes do Supremo Tribunal de Justiça, apenas por terem subscrito um Acórdão que pretendia dirimir  um conflito entre dois grupos empresariais privados”, explica o mesmo portal.

O Partido da Renovação Social (PRS), segunda força mais votada nas últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, “aguarda pelas conclusões de uma auditoria ao recenseamento eleitoral para assumir se as eleições de 10 de março serão transparentes ou não”, avança “O Democrata”.

“Jovem timorense de 17 anos é a mais recente vencedora do concurso de talentos da RTP1”, destaca em Timor-Leste o blog de notícias “Timor Agora”. Maria Vitória, mais conhecida por Marvi, “foi a grande vencedora do concurso de talentos da RTP1, ‘The Voice’ Portugal na noite deste domingo, interpretando o clássico Over the Rainbow, de Israel Kamakawiwo’ole”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste e Brasil reforçam parceria para melhorar ensino técnico e profissional

Timor-Leste e Brasil reforçam parceria para melhorar ensino técnico e profissional

O Governo de Timor-Leste, através do Ministério da Educação, assinou um novo acordo com a Embaixada do Brasil para implementar…
Quênia: 11 mortos em manifestações no país

Quênia: 11 mortos em manifestações no país

Pelo menos 11 pessoas perderam a vida durante manifestações realizadas nesta segunda-feira (7), em Nairóbi, para exigir a renúncia do…
Netanyahu indica Trump para o Prémio Nobel da Paz

Netanyahu indica Trump para o Prémio Nobel da Paz

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou que apresentou a candidatura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prémio Nobel…
Maláui: Presidente concede perdão a cidadãos chineses condenados apesar de várias críticas

Maláui: Presidente concede perdão a cidadãos chineses condenados apesar de várias críticas

Os cidadãos chineses Lin Yunhua e Qin Hua Zhang, condenados a 11 e 14 anos de prisão, respectivamente, em 2021…