Brasil: Autoridades do Rio de Janeiro celebram aumento das apreensões de drogas

Cocaina, drogas

Dados avançados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro apontam que houve aumento de até 200% na apreensão de drogas em bairros da capital e em regiões da Baixada Fluminense em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em todo o Estado, o crescimento foi de 9,6%. O saldo positivo é “resultado dos constantes investimentos em tecnologia e inteligência policial”.

Entres as regiões com os maiores índices de apreensões de entorpecentes, a área do AISP 18 (Área Integrada de Segurança Pública), que corresponde à região de Jacarepaguá, na Zona Oeste, foi a que obteve maior destaque. O trabalho das forças de segurança resultou num crescimento de 200% no acumulado de janeiro a junho, se consolidando como o maior valor acumulado desde 2018.

“Um dos principais pilares da nossa política de segurança pública é justamente o combate à criminalidade que se alimenta do tráfico de drogas. O trabalho incessante das nossas forças de segurança tem trazido resultados muito positivos e isso mostra que estamos no caminho certo. O nosso compromisso é manter as polícias bem equipadas para que elas possam oferecer mais segurança para a população”, declarou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Na região da Ilha do Governador (AISP 17), na Zona Norte, as apreensões de drogas aumentaram 134,6%. Desempenho que também pode ser visto na AISP 34, que corresponde aos municípios de Magé e Guapimirim, na Baixada Fluminense, onde houve crescimento de 127,6%. O maior indicador de toda a série histórica iniciada em 2003.

O trabalho contínuo de patrulhamento ostensivo, junto aos esforços de programas como o Segurança Presente e forças-tarefas para a retirada de barricadas, permitiu, segundo as autoridades policiais, “os resultados positivos”.

O Centro Municipal de Monitorização de Guapimirim, inaugurado em março deste ano, conta com 30 câmaras de alta definição espalhadas em pontos estratégicos da cidade, capazes de realizar trabalhos de reconhecimento facial.

Ígor Lopes – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Uma história de amor, separação e superação, Last Call, de Ivandro Cabral estreia no ELTE Film Festival, em Budapeste

Uma história de amor, separação e superação, Last Call, de Ivandro Cabral estreia no ELTE Film Festival, em Budapeste

“O amor nem sempre é suficiente para manter duas pessoas juntas. Às vezes, as circunstâncias decidem por nós.” É com…
Angola conclui participação na reunião do Comité Executivo do FP-SADC na Namíbia

Angola conclui participação na reunião do Comité Executivo do FP-SADC na Namíbia

Angola concluiu hoje, 30 de abril, a sua participação na reunião do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da Comunidade de…
Moçambique regista aumento de 12% nos homicídios voluntários

Moçambique regista aumento de 12% nos homicídios voluntários

O crime continua a ser uma das grandes preocupações do setor da Justiça moçambicano, uma vez que, a cada ano,…
Comissão Europeia reforça stock de vacinas contra eventual pandemia

Comissão Europeia reforça stock de vacinas contra eventual pandemia

A União Europeia reforçou esta semana a sua preparação para uma possível pandemia de gripe ao assinar um novo contrato…