A Região Metropolitana do Rio de Janeiro chegou a 50 agentes de segurança baleados, segundo levantamento feito, em abril, pelo Instituto Fogo Cruzado. Entre as vítimas, 25 morreram e 25 ficaram feridas nos primeiros quatro meses do ano, indicando uma média de 12 agentes baleados por mês.
Os policiais militares representam a maioria das vítimas (80%) entre os 50 agentes baleados em 2023. Quarenta policiais militares foram atingidos: 19 morreram e 21 ficaram feridos. As demais categorias atingidas são: Polícia Civil (um morto e dois feridos); Oficiais do Exército (três mortos e um ferido); Bombeiro (um morto); Oficial da Aeronáutica (um morto); Guarda Municipal (um ferido).
Mais da metade dos agentes baleados este ano estava fora de serviço, sendo 24 baleados quando estavam de folga e cinco eram aposentados/exonerados do cargo. Outros 17 foram atingidos durante o horário de trabalho e outros quatro não tiveram o status de serviço informado.
O número de agentes baleados em 2023 é 39% maior do que o registado no mesmo período de 2022, entre os dias 01 de janeiro e 20 de abril, quando 36 agentes de segurança foram baleados, sendo 17 mortos e 19 feridos.
Ígor Lopes