Guiné-Bissau: “O governo auto imposto não tem capacidade, nem competência, para resolver o problema” do Covid-19, diz DSP

Domingos Simões Pereira

Numa mensagem vídeo sobre a actual situação do Coronavírus, publicada esta quinta-feira 19 de Março nas redes sociais, o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira (DSP), dirigindo-se aos seus seguidores e simpatizantes, disse que o governo de Nuno Nabiam, “não tem a mínima competência e capacidade para resolver este problema”.

Candidato na segunda volta da eleições presidenciais, Domingos Simões Pereira foi dado como derrotado segundo dados apresentados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), sendo o seu rival, suportado pelo Movimento para Alternância Democrática (MADEM G15), Umaro Sissoco Embaló, actualmente presidente da República e o seu aliado Nuno Gomes Nabiam, primeiro-ministro. Na sua mensagem Simões Pereira, acusou o governo de Nabiam de interromper o trabalho dos profissionais que estavam elaborar um plano de prevenção da pandemia do Covid-19.

O líder dos “Libertadores” sugeriu ainda ao governo de Aristides Gomes, e à sua Ministra de Saúde Pública, Magda Nely Robalo, para continuarem as campanhas de sensibilização que estavam a orientar a população.

Simões Pereira pediu também aos guineenses que “levem o assunto com muita responsabilidade” e frisou que a aplicação de “grandes medidas” não deve ser apenas sanitárias e de higiene, mas também as “medidas económicas e políticas” são necessários”, esperando que as orientações que virão do governo de Aristides, e a “prevenção colectiva” possam reduzir o impacto do Covid-19.

Por último, o dirigente do PAIGC, aconselhou a população a ouvir “as pessoas competentes”, e não prestar atenção a quem tem tendência de “atrapalhar a população” devido ao seu desconhecimento do problema que o país irá enfrentar.

Cuba disponível para ajudar a Guiné-Bissau face à epidemia

Uma brigada Médica Cubana, composta por 43 médicos, está disponível para ajudar a Guiné-Bissau a evitar a entrada e propagação do Coronavírus, confirmou Raul da La Peña, Embaixador da Cuba no país.

O diplomata cubano já transmitiu a informação à Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Suzi Barbosa, durante uma audiência na presença do Chefe da Missão médica cubana no país.

Laurena Carvalho Hamelberg

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Governo informou ANA que pretende que a concessionária prepare a candidatura ao Novo Aeroporto de Lisboa

Governo informou ANA que pretende que a concessionária prepare a candidatura ao Novo Aeroporto de Lisboa

Objetivo é assegurar competitividade das taxas aeroportuárias e limitar extensão da concessão Em cumprimento dos prazos contratualmente previstos, o Governo…
Cientistas definem melhores práticas para infraestruturas face a incêndios rurais

Cientistas definem melhores práticas para infraestruturas face a incêndios rurais

Os grandes incêndios florestais que têm assolado Portugal e o mundo mostram a urgência de novas abordagens em segurança e…
Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DO TEATRO DA GARAGEM23 DE JANEIRO | QUI | 21:00-01:00 | ENTRADA LIVRELANÇAMENTO DE LIVRO COM…
Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

O professor, investigador e escritor Fábio Antônio Gabriel, com diversos livros publicados, entre ensaios e coletâneas, lançou recentemente “Mediação —…