Índia tem como meta 2070 para emissões líquidas zero. China não assume novos compromissos.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, prometeu atingir as emissões líquidas de carbono zero até 2070, duas décadas além da meta estabelecida pelos organizadores da COP26 e pelo anfitrião Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido.

Modi disse que o país tem cinco promessas relacionadas ao clima, incluindo atender 50% de suas necessidades de energia por meios renováveis ​​até 2030. “Em 2070, a Índia alcançará a meta de emissões líquidas zero”, disse o líder indiano. O país é o terceiro maior emissor de carbono do mundo .

A Índia representa 17% da população mundial e 5% das emissões de carbono, disse Modi, acrescentando que “cumpriu tanto na letra como no espírito os compromissos de Paris”, referindo-se ao Acordo de Paris de 2015.

Enquanto isso, o presidente da China, Xi Jinping, pediu aos países que tomem “ações mais fortes” em relação às alterações climáticas num comunicado escrito divulgado na segunda-feira durante a sessão da COP26, em Glasgow.

Xi, que não compareceu pessoalmente, também pediu que os países desenvolvidos ajudem os países em desenvolvimento a fazer mais. Os espectadores notaram que a declaração falhou em fazer quaisquer novos compromissos sobre a mudança climática. A meta da China para o zero líquido também está bem além da meta de 2050.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

A Polícia da República de Moçambique (PRM) baleou mortalmente sete pessoas nesta quinta-feira, 05 de dezembro, na localidade de Namina,…
Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Portugueses aderem ao Passe Ferroviário Verde

Desde que entrou em vigor, a 21 de outubro de 2024, já foram vendidos mais de 50 mil Passes Ferroviários…
Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 06 de dezembro de 2024

A “Carta de Moçambique” avança “Eleições 2024: Sete pessoas baleadas mortalmente pela PRM em Nampula”. O “MMO Notícias” indica “Sede…
Contratação de meios aéreos para «forte» dispositivo de combate a fogos

Contratação de meios aéreos para «forte» dispositivo de combate a fogos

O Conselho de Ministros «aprovou a despesa de 220 milhões de euros para aquisição de meios aéreos para combate a…