Argélia não bloqueou adesão de Marrocos à UA optando por blindar a sua influência na organização

No momento em que Marrocos adere à União Africana (UA), a Argélia conseguiu impor que o seu presidente, Abdelaziz Bouteflika, fosse designado vice-presidente da organização, assim como reforçou a sua influência na UA.

Segundo observadores internacionais, a nomeação de Abdelaziz Bouteflika pretende contrabalançar o protagonismo que Marrocos poderá vir a alcançar na organização pan-africana, particularmente no dossier relativo à Republica Árabe Sarauí Democrática (RASD) que justificou a retirada do reino da Organização da Unidade Africana (OUA), há 33 anos.

A Argélia, como um dos principais apoios da RASD e da Frente Polisário, sustenta que Marrocos é a potência que ocupa “a última colónia em África”, porém Argel em vez de bloquear a adesão marroquina, optou por blindar a sua influência na organização.

Para a imprensa argelina, o novo presidente da UA, Alpha Condé, é “um amigo da Argélia” e já programou para breve uma visita ao país onde tem agendado um encontro com Bouteflika. Por outro lado a Argélia também apoiou a candidatura do ex primeiro-ministro chadiano, Moussa Faki Mahamat, para a presidência da Comissão da UA, um diplomata que colaborou ativamente com a Argélia no dossier líbio.

Também, Smail Chergui, que assume a função de Comissário para a Paz e Segurança (CPS) no seio da UA, é um diplomata argelino que segue as pisadas de Ramtane Lamamra, atual ministro dos Negócios Estrangeiros argelino, que ocupara a mesma função de CPS.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

As autoridades sul-africanas impediram a entrada ilegal de 40 moçambicanos no seu território, por ocasião do regresso de várias pessoas…
Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

A Comissão Mista Angola-Brasil vai reunir-se entre março e abril para impulsionar as relações de cooperação bilateral.  Esta foi uma…
Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, partilhou publicamente que o Brasil pode apoiar o seu país a tornar-se…
Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…