Portugal cede quatro milhões de euros a São Tomé e Príncipe para investimento na saúde

Foi assinado esta quarta-feira, no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Lisboa, o protocolo referente à segunda fase do projeto “Saúde para Todos – Rumo à Consolidação”, a propósito da visita do Presidente da República de São Tomé e Príncipe Evaristo Carvalho a Portugal.

Este protocolo, “Saúde para Todos – Rumo à Consolidação”, foi assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros são-tomense Urbino Botelho e pelo homólogo português Augusto Santos Silva. O acordo prevê um investimento de Portugal de cerca de quatro milhões de euros para os próximos quatro anos, avança o órgão de comunicação Deutsche Welle.

O Programa Estratégico de Cooperação entre São Tomé e Príncipe e Portugal, consiste num financiamento por Portugal, de mais de 46 milhões de euros, incluindo mais de 11 milhões em linha de crédito, refere a mesma fonte.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, este é “um programa orientado para criar as condições para que o sistema de saúde de São Tomé e Príncipe se desenvolva e se torne ele próprio sustentável”. O Programa “envolve o Instituto Marquês de Valle Flôr, que insiste no desenvolvimento da telemedicina com recurso cada vez mais às aplicações proporcionadas pelas novas tecnologias de comunicação. Também inclui capacitação de pessoal médico, de enfermagem e de saúde em geral”, sublinha a DW.

O Presidente Evaristo Carvalho sublinhou que “Portugal pode contar com a minha disponibilidade em fortalecer as relações de amizade, históricas entre São Tomé e Príncipe e Portugal”.

Esta é a primeira visita oficial do Presidente Evaristo Carvalho a Portugal e estende-se até 16 de maio. O Presidente são-tomense desloca-se ainda a Fátima, a 13 de maio, a propósito da visita do Papa Francisco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: Lula e Bolsonaro articulam lançamento de candidaturas

Brasil: Lula e Bolsonaro articulam lançamento de candidaturas

Com as eleições presidenciais marcadas para outubro, a movimentação dos bastidores está intensa. O presidente Jair Bolsonaro já marcou o…
Portugal garante continuação de apoio a Moçambique contra terrorismo

Portugal garante continuação de apoio a Moçambique contra terrorismo

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, assegurou nesta quinta-feira, 17 de março, que a guerra na Ucrânia…
Timor-Leste: Mais de 850 eleitores inscritos para votarem em Portugal

Timor-Leste: Mais de 850 eleitores inscritos para votarem em Portugal

A Embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Isabel Guterres, avançou que existem mais de 850 eleitores inscritos para votarem em território…
Rússia: Putin acusa Ucrânia de atrasar conversações de paz

Rússia: Putin acusa Ucrânia de atrasar conversações de paz

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse ao Chanceler alemão, Olaf Scholz, que Kiev está a tentar atrasar as conversações de…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin