Defesa do “Quarteto do Sul” entra na agenda da NATO

Terminada a reunião de dois dias do Conselho do Atlântico Norte em Bruxelas, que reuniu os 28 ministros da Defesa da NATO, o Ministro da Defesa português Azeredo Lopes declarou que “a questão do Flanco Sul entrou definitivamente na agenda da NATO”.

Segundo o ministro, o encontro do “Quarteto do Sul” de 6 de fevereiro no Porto surtiu efeito, pois a questão da defesa nos países do “Flanco Sul” foi uma orientação estratégica da Aliança durante estes dois dias. Em particular, relativamente à ameaça do terrorismo transnacional no sul da Europa.

Porém, para Portugal as medidas deverão ser ainda mais desenvolvidas, afirma o ministro português e considera que “o reequilíbrio está agora a ser conseguido, mas a organização tem que ser capaz de se adaptar a ameaças e a desafios que sejam um pouco menos clássicos como os que encontramos no flanco leste”. Reforçou ainda que é importante não só analisar quanto se investe, mas como se investe em matéria de defesa.

Os investimentos ao nível da defesa foram um dos temas centrais neste Conselho do Atlântico Norte. Durante a reunião, os Ministros da Defesa acordaram a criação de um ‘hub’ para o Sul, no qual cerca de 100 pessoas reunirão informação sobre o potencial das ameaças provenientes do Médio Oriente e do Norte de África. Aprovaram ainda um plano para a ciberdefesa e para implementar o ciberespaço como domínio operacional, bem como o aumento da presença naval no Mar Negro para reconhecimento, treino e exercícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Os dados do Cadastro Social Único (CSU), divulgados pela Secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, indicam que…
Angola: BNA reduz taxa de juro base

Angola: BNA reduz taxa de juro base

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa de juro base em 0,5%. Esta passou…
ONU avisa sobre risco de conflito e mais pobreza no Afeganistão

ONU avisa sobre risco de conflito e mais pobreza no Afeganistão

O representante especial adjunto do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Afeganistão, Markus Potzel, afirmou que a…
NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou nesta sexta-feira, 30 de setembro, que a anexação dos territórios ucranianos à Rússia representa…