Brasil | Igor Lopes

Brasil: Número de portugueses que entraram no Brasil cresceu 12% em 2019

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública brasileiro, divulgados recentemente, dão conta de que, em 2019, entraram no Brasil 705 portugueses. Este órgão brasileiro contabilizou um total de 31.297 entradas de estrangeiros no Brasil, tendo os portugueses representado 2.3% desse total.

Ainda segundo esse mesmo órgão, em 2018 e 2019, a emigração portuguesa para o Brasil cresceu 5% e 11,7%, respetivamente.

“Este crescimento contraria a tendência de decréscimo das entradas de portugueses em território brasileiro que se registava desde 2014. Apesar desta mudança, o número de portugueses que entraram no Brasil está ainda muito longe do observado em 2013: 2,904, o valor mais alto do período em análise. A tendência recessiva verificada nos últimos anos traduziu-se numa perda relativa de importância da imigração portuguesa: se em 2013 os portugueses representaram 4.7% das entradas de migrantes no Brasil, em 2019 representavam apenas 2.3%”, considerou o Observatório da Emigração em Portugal.

Segundo apurámos junto à Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, há cerca de 400 mil portugueses inscritos na área de jurisdição do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro e cerca de 300 mil na área de jurisdição do Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.

Somente na cidade de São Paulo, segundo levantamento do Observatório de Turismo e Eventos (OTE), órgão ligado à São Paulo Turismo (SPTuris), a comunidade portuguesa conta com 100.855 membros, o que faz com que os portugueses sejam a “comunidade estrangeira com o maior número de representantes” nessa cidade brasileira. Como resultado dessa concentração de portugueses, o Estado de São Paulo contabiliza 58 associações representativas de várias regiões de Portugal, que promovem as tradições lusitanas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo