Brasil: Concerto da banda Coldplay ajudou a impulsionar resultados do turismo em São Paulo

Autoridades brasileiras revelaram, nos últimos dias, que os concertos musicais, as feiras e os eventos impulsionaram a atividade turística na capital paulista no mês de março, expandindo 9,2% em relação a fevereiro. Após três meses consecutivos de variações negativas, o setor apresentou o melhor momento em três anos. No contraponto anual, o crescimento foi de 24,9%. Os dados são do Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris.

Em março deste ano, a faturação do setor foi de R$ 43,6 milhões de média diária, cerca de 8,6 milhões de euros, alta mensal de 8,9%. Na base comparativa anual, o avanço foi de 83%, com grande destaque para o aumento na taxa de ocupação dos meios de hospedagem, que atingiu 77,1% no período — no segundo mês do ano, a variação foi de 57,1%. É o maior nível desde 2020, quando o levantamento dos dados para a pesquisa foi iniciado, segundo a entidade responsável pela apuração das informações.

De acordo com a FecomercioSP, o cenário positivo era previsto em virtude do calendário aquecido das feiras e eventos no pós-carnaval. Além disso, a sequência de concertos da banda Coldplay também estimulou a vinda de turistas para a capital, movimentando toda a cadeia de serviços de turismo. O festival Lollapalooza influenciou para esse resultado, apesar de atrair um perfil de público mais local. Este cenário foi confirmado pela elevação mensal de 3,7% no número da movimentação média de passageiros nos dois principais aeroporto da cidade, que chegou a 163 mil por dia. O nível é 30% superior ao registado no mesmo período do ano passado, quando a variante omicron da Covid-19 estava em situação mais crítica. O emprego tem acompanhado esta tendência. No terceiro mês do ano, o stock de trabalhadores celetistas em setores ligados, direta ou indiretamente, ao setor foi de 414,2 mil — elevações de 0,2%, na comparação mensal, e de 4%, no contraponto anual.

No sentido oposto, a movimentação nos terminais rodoviários apontou queda em março (-7,9%), frente à circulação de 34,9 mil passageiros por dia. Por outro lado, na comparação anual, houve aumento de 4%. O resultado mensal menor pode ser interpretado como um ajuste após a alta temporada das férias de janeiro e o carnaval em fevereiro.

“Para abril, recuos mensal e pontual são esperados, uma vez que o mês contou com dois feriados numa sexta-feira (Sexta-Feira Santa e Tiradentes), reduzindo o número de dias úteis e impossibilitando a realização de eventos e feiras”, referiu esta Federação, que ressaltou que “a importância de grandes concertos, como o da banda Coldplay, para a economia da cidade”.

“Assim, é preciso pensar como construir uma agenda com mais atrações similares”, afirmou esta mesma Federação.

“Por outro lado, o turismo de negócios está bem estabelecido na capital, tanto pela magnitude, pelo histórico e pela estrutura, quanto pela falta de concorrência no País. O turismo de lazer, por sua vez, cresce a passos mais lentos, estimulado pela gastronomia e pela cultura”, finalizou a Federação.

Ígor Lopes

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