A produção de grãos no Brasil deverá alcançar um novo recorde histórico na safra 2025/26, com previsão de 358 milhões de toneladas, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume representa um crescimento de 1,6% face à campanha anterior, equivalente a mais 5,7 milhões de toneladas produzidas, impulsionado sobretudo pelo desempenho da soja, do milho e do sorgo.
A soja continua a liderar a produção agrícola brasileira, com uma estimativa inédita de 180,1 milhões de toneladas. O resultado representa um aumento de 5% em relação à safra anterior e consolida o sétimo crescimento registado nas últimas dez campanhas agrícolas. A colheita já ultrapassa 98% da área plantada, reforçando as perspetivas positivas para as exportações do grão, que poderão atingir 116 milhões de toneladas.
O milho também deverá apresentar um dos melhores desempenhos da série histórica, com previsão total de 140,2 milhões de toneladas somando as três safras do cereal. Apesar de algumas perdas provocadas pelas condições climáticas em estados como Goiás e Minas Gerais, o aumento da área cultivada e a procura crescente da indústria de etanol sustentam o crescimento da produção e das exportações.
Outro destaque do levantamento é o sorgo, cuja produção pode crescer quase 24%, atingindo 7,6 milhões de toneladas. Segundo a Conab, o aumento está relacionado com a migração de áreas inicialmente destinadas ao milho para o cultivo de sorgo, devido à maior resistência da cultura à escassez de água e à sua utilização na alimentação animal e produção de etanol.
Apesar das previsões de queda na produção de arroz, feijão, algodão e trigo, a Companhia Nacional de Abastecimento garante que não existe risco de desabastecimento no mercado interno. O relatório aponta ainda para um cenário favorável às exportações agrícolas brasileiras, consolidando o país como um dos principais produtores mundiais de alimentos.
