Site icon e-Global

Angola: PR pede à Suíça que devolva o dinheiro ao seu país

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, pediu às autoridades suíças que cumprissem as decisões dos tribunais angolanos e devolvessem “as avultadas somas que inexplicavelmente detêm nos seus bancos e que são propriedade de Angola”.

O pedido foi feito nesta quarta-feira, 15 de outubro, durante o discurso sobre o Estado da Nação, que assinala a abertura do ano parlamentar. Trata-se de um assunto relacionado com o facto de a justiça suíça ter decidido, em 2020, manter congelados cerca de 900 milhões de dólares (774 milhões de euros) em contas bancárias do empresário angolano Carlos de São Vicente, por suspeitas de lavagem de dinheiro.

O governante realçou os resultados no combate à corrupção e à criminalidade económico-financeira, tendo dito que, “até à data, foram recuperados a favor do Estado mais de sete mil milhões de dólares americanos [seis mil milhões de euros] e promovidos arrestos e apreensões na ordem de 12 mil milhões de dólares americanos [10,3 mil milhões de euros], respeitantes a bens de natureza diversa em Angola e noutros países”.

João Lourenço esclareceu que “a inexistência de mecanismos internacionais eficazes e a falta de colaboração de vários países, caso da Suíça, continua a inviabilizar o repatriamento destes ativos financeiros que bastante falta fazem ao povo angolano e à economia nacional”.

Exit mobile version