O conselho nacional do Bloco Democrático (BD) decidiu no passado fim de semana, no qual realizou a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do partido, avançar para a integração na coligação eleitoral CASA-CE tendo em vista as próximas eleições presidenciais.
Segundo o site de notícias Club-K.net, o Bloco Democrático pretende integrar a coligação CASA-CE, tendo em vista a “prossecução dos seus desígnios, nas próximas eleições gerais e na política nacional, mantendo a sua identidade partidária”.
O mesmo órgão acrescenta ainda que o Bloco Democrático “reafirma a sua opção pelo fim do regime autoritário e o seu compromisso nacional com a educação, com a luta pelo acesso à água potável para toda a população, por um programa alargado para a saúde, pela consagração de um sistema universal de assistência social, por um plano de implantação imediata das autarquias e pelo fim imediato da política de pilhagem nacional”.
O pedido para formalizar a adesão será depois dirigido ao Tribunal Constitucional para “os devidos efeitos eleitorais e legais”. O Bloco Democrático aguarda agora aprovação por parte da CASA-CE para que possa ser formalizada a adesão à coligação.
Em vez de quatro partidos, a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), passará a integrar cinco: Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA), Partido Pacífico Angolano (PPA), Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Aliança Patriótica (PADDA) e Bloco Democrático (BD).