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Brasil: Mercado de franquias no Estado do Rio de Janeiro chega a um bilhão de euros

O mercado de franquias no Estado do Rio de Janeiro apresentou resultados positivos no primeiro trimestre de 2023, registando uma faturação de mais de R$ 5 mil milhões, cerca de um bilhão de euros, segundo dados avançados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O crescimento foi de 19,9 % em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a março deste ano, o volume de empregos diretos chegou a 157.635 – 9,3% a mais em relação ao 1º trimestre de 2022. Já em unidades, o mercado fluminense expandiu-se 3,9%, totalizando 17.962 operações.

“Os números do mercado de franquias juntam-se a outros indicadores positivos e confirmam, mais uma vez, a trajetória de recuperação da economia do Estado do Rio de Janeiro. O crescimento do segmento é uma demonstração de confiança, não apenas do empresariado, que voltou a investir no estado, mas também do consumidor, que se mostra mais predisposto a consumir”, destacou o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

O secretário de Desenvolvimento Económico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio, Vinicius Farah, ressalta a importância do segmento para a economia fluminense.

“O franchising é fundamental não só por movimentar bilhões em investimento e negócios. O setor gera milhares de postos de trabalho para a população e representa uma excelente oportunidade para quem busca empreender.”, explicou este secretário.

De acordo com a ABF, os segmentos que mais se destacaram em faturação no estado foram Casa e Construção (+39,3%), Hotelaria e Turismo (+32,9%) e Comunicação Informática e Eletrónicos (+29,3%). Em relação ao crescimento das operações, aqueles com maior expansão foram Alimentação, Hotelaria e Turismo, e Casa e Construção.

“As redes fizeram o dever de casa e prepararam-se. Os dados mostram os avanços dos players do setor com mais investimentos na digitalização dos negócios, em vários canais de atendimento, em fazer mais com menos, mantendo ganhos de escala, entre outros fatores”, observou o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento.

Ígor Lopes – Correspondente

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