O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, partilhou nesta semana que o Governo tem a intenção de aumentar a taxa de ingresso no ensino superior. Para isso, irá disponibilizar um maior número de bolsas de estudo e de residências universitárias.
“A taxa de ingresso no ensino superior em Cabo Verde é de 23%, ao nível da África do Sul. Aqui temos de ser mais ambiciosos, temos que elevar esta taxa”, defendeu, sublinhando que a percentagem nos países desenvolvidos representa o dobro.
As declarações foram feitas em Santo Antão, durante a cerimónia de abertura do conselho alargado do Ministério da Educação para analisar o balanço do programa do Governo na atual legislatura, mais especificamente na área educacional.
Ainda de acordo com o chefe do Governo, o ensino superior é “uma saída profissional importantíssima”. Por isso, prosseguiu, a universalização do ensino básico e superior constitui a aposta do seu executivo, que tem em curso também a reforma do ensino pré-escolar com o apoio da Parceria Global para a Educação.
