Site icon e-Global

Cabo Verde reitera reconhecimento ao Estado da Palestina

Presidente José Maria Neves Cabo Verde

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, lembrou que o país reconhece desde 1988 o Estado da Palestina.

“E, portanto, nós estamos do lado dos países que já reconheceram o Estado da Palestina, e queremos trabalhar para afastar os extremismos, promover o diálogo, fazer tudo para que haja negociações, solução negociada dos conflitos, para poder haver paz, para poder haver respeito aos direitos, às liberdades do povo palestiniano e assim poder haver desenvolvimento”, declarou.

A posição foi partilhada com a imprensa no âmbito da auscultação realizada nos últimos dias aos partidos políticos, instituições religiosas, organizações da sociedade civil e antigas altas figuras do Estado sobre a conjuntura política.

O governante também reiterou que mantém firme a posição no respeito pelo direito internacional, pela Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelas resoluções da organização intergovernamental.

Segundo o chefe de Estado, para um pequeno Estado insular, com a vulnerabilidade e sensibilidade próprias de Cabo Verde, o caminho passa pelo reforço do multilateralismo.

“Para um pequeno Estado insular como Cabo Verde, deve trabalhar no sentido do reforço do multilateralismo, que está claramente em crise, do respeito pelo direito internacional, desde logo de respeito pela Carta das Nações Unidas e pelas resoluções das Nações Unidas. Essa é uma garantia dos pequenos Estados, como Cabo Verde”, concluiu.

Exit mobile version