O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, Carlos Bonete, afirmou esta quinta-feira que é urgente “reconstruir as infraestruturas e o tecido social afetado pela depressão tropical que assolou as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa”, escreve o portal do Governo. O ministro alerta que, caso não se proceda à reparação dos danos causados, a situação das famílias poderá degradar-se. Carlos Bonete garantiu que o governo está a angariar fundos e estima que são necessário 450 milhões de meticais para fazer face a todos os danos causados pela depressão tropical.
O ministro visitou as obras da reconstrução de uma ponte na estrada Monapo/Quixaxe, a barragem de Nacala-Porto, o sistema de abastecimento de água à Ilha de Moçambique, e ainda os campos de acomodação abertos em Monapo, Ilha de Moçambique e Mossuril.
Muitas localidades do distrito de Monapo continuam também inacessíveis por estrada, em consequência da destruição das vias pelas intensas chuvas que fustigaram recentemente aquela região, informa o portal do Governo. As zonas mais afetadas pela falta de acesso são postos administrativos de Itoculo, Netia, particularmente nas localidades de Nacololo, Tanapue e Muculue, em grande parte devido à remoção de solos.
