Site icon e-Global

Moçambique: Chissano distinguido na Venezuela

Ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano

O ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, foi condecorado pelo Governo da Venezuela com a Ordem Francisco de Miranda de 1ª Classe nesta quarta-feira, 03 de março. A distinção foi feita devido ao desempenho pela busca da liberdade em África, com destaque para a região austral.

A cerimónia foi orientada a partir de Caracas, capital venezuelana, em formato virtual,  devido à pandemia da Covid-19. Chissano agradeceu o reconhecimento e partilhou o seu interesse de ver crescer os laços de cooperação entre Moçambique e Venezuela.

“Ao aceitar este galardão, manifesto a esperança de ver a crescer e a fortificarem-se, cada vez mais, os laços existentes entre os povos venezuelano e moçambicano para que os nossos povos possam desfrutar da paz, desenvolvimento económico e social sustentáveis e da prosperidade que merecem”, declarou.

Para o antigo chefe de Estado, a atribuição da distinção representa uma prova das fortes relações de amizade, irmandade e solidariedade entre os povos dos dois países. Chissano lembrou que se tratam de laços criados durante a luta de libertação das nações africanas contra o colonialismo, em particular de Moçambique, que contou com o apoio da Venezuela.

“Esse apoio continua e hoje em dia assiste-se à ameaça de manutenção do colonialismo e imperialismo no mundo”, referiu.

A Ordem Francisco de Miranda de 1ª Classe é uma das mais altas distinções da Venezuela.

Exit mobile version