Site icon e-Global

Moçambique: CIP denuncia “favorecimento” de Filipe Nyusi à empresa da sua filha

O CIP (Centro de Integridade Pública), associação criada em 2005, disponibilizou hoje no seu site a informação de que o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, entregou 90 mil “carteiras escolares” na província de Nampula, no passado dia 16 de setembro, carteiras essas fabricadas pela empresa Luxoflex Lda, “empresa que tem como accionista Cláudia Nyusi, sua filha, que participa na estrutura acionista desta empresa através da Dambo Investe, Limitada”.

A associação refere que: “Este acto inaugura uma nova era na governação Nyusi, em que a família presidencial envolve-se directamente em negócios com o Estado prática que já era habitual na governação de Armando Guebuza”.

Segundo a informação disponibilizada pelo CIP, a empresa Luxoflex “foi registada a 28 de Julho de 2010 tendo como accionistas Firoza Noormahomed, Yusuf Issa Jamal, Yasfir Yusuf, Yanisa Yusuf e Yumna Yusuf. A  21 de Abril de 2015, os quatro sócios deliberaram a transferência do total de acções para a favor  da Dambo Investe, Limitada (99%) e de Hipólito Michel Ribeiro Amad Ussene (1%). Por sua vez, a Dambo Investe, Limitada é detida por Hipólito Michel Ribeiro Amad Ussene e Cláudia Filipe Jacinto Nhussi, com 50% cada”.

Exit mobile version