A Frelimo anunciou que o 13.º Congresso do partido vai decorrer entre 20 e 25 de julho de 2027 na cidade de Nampula. A data foi divulgada após a IV sessão extraordinária do Comité Central.
Segundo o líder da Frelimo, Daniel Chapo, a sessão extraordinária desta quarta-feira, 26 de agosto, marcou a “transição de reflexão para decisão, e da decisão para a ação”.
O dirigente afirmou que as matérias apreciadas não foram “meramente administrativas”, tendo a formação política decidido acerca do “futuro da organização e de Moçambique”. Foi ainda traçada a “visão estratégica” que deverá orientar a mesma na “Nova Era que estamos a inaugurar”.
Sobre o 13.º Congresso, Chapo disse que o mesmo “deverá permitir-nos olhar para a nossa história com respeito, para o nosso presente com sentido crítico e para o futuro com coragem e determinação”.
