O hospital provincial de Cabo Delgado, localizado na cidade de Pemba, não refere doentes que precisam cuidados especializados no hospital central de Nampula devido à danificação da EN1, causada pelas águas das chuvas durante a passagem do Ciclone tropical Jude.
O Director Clínico do Hospital Provincial de Pemba, Cristóvão Mastinhe, disse à imprensa que, neste momento, 11 pacientes que precisam de tratamento especializado estão na lista de espera para camas daquela unidade sanitária.
Segundo a fonte, os doentes em causa precisam de cirurgia maxilofacial, urologia, medicina interna, serviços que o hospital provincial de Pemba não dispõe neste momento.
“São situações que exigem atenção especial e imediata, mas infelizmente não há muito o que fazer no momento, além de esperar até que a via esteja transitável para a evacuação dos pacientes”, disse.
Neste momento, os trabalhos de reconstrução das pontes ao longo da estrada N1 estão em curso.
O presidente da república, Daniel Francisco Chapo, disse na sua recente visita aos locais afectados que o governo já mobilizou empreiteiros de Sofala e Cabo Delgado para se juntarem aos de Nampula de modo a flexibilizar a reposição daquele troço.
