Site icon e-Global

Moçambique: Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas forma 25 técnicos para o Censo Pesqueiro em Pemba

O Ministério do Mar Águas Interiores e Pescas, está a formar desde segunda-feira, na cidade de Pemba, 25 técnicos ligados a este sector em Cabo Delgado. O objetivo da formação, que irá durar 22 dias, é materializar o Censo da Pesca Artesanal e Aquacultura, que decorre há uma semana à escala nacional.

Os formados vão desenvolver nos próximos dias, trabalhos de recolha, processamento, análise e publicação dos resultados, sobre os principais indicadores da Pesca Artesanal e Aquacultura em Cabo Delgado.

Intervindo na abertura do seminário, o Director Provincial de Agricultura e Pescas em Cabo Delgado, Daudo Ussualeh, apelou aos futuros recenseadores para maior empenho com vista ao alcance das metas e objectivos preconizados.

“O presente Censo apresenta como inovações o uso de instrumentos electrónicos e a recolha de dados de aquacultura permitirá conhecer o número das artes de pesca, embarcações de pesca, unidades de pesca, infra-estruturas de apoio da pesca artesanal e aquacultura e outros intervenientes na cadeia de produção pesqueira”, explicou. 

Segundo Duado Ussualeh, há uma previsão de abranger 58.300 operadores de cadeia de valor de pesca artesanal distribuídos por 280 centros de pesca e cerca de 400 operadores de cadeia de valor na aquacultura a nível da província. 

Exit mobile version