Os partidos da oposição representados na Assembleia Provincial de Cabo Delgado exigem ao Governo moçambicano a criação de melhores condições materiais e logísticas para as Forças de Defesa e Segurança (FDS).
O objetivo consiste em dar mais condições às autoridades para conseguirem eliminar o terrorismo no norte de Moçambique.
“A guerra movida por gananciosos, que tudo fazem para se apoderar dos nossos recursos, está a ganhar terreno por falta de vontade do Governo em prover uma logística à altura do exército”, declarou Fernando Nacule, membro da Assembleia provincial de Cabo Delgado pela bancada da Renamo, citado pelo jornal “O País”.
“Os nossos filhos, irmãos e primos estão na linha da frente, defendendo a nossa soberania com todas as dificuldades possíveis, desde treinamento defeituoso, a falta de equipamentos, alimentos e até água”, acrescentou.
Ainda de acordo com Nacule, as tropas ruandesas, que têm auxiliado as FDS no combate ao terrorismo em Moçambique, têm “melhores condições tanto como equipamento militar, como logística”.
Estas críticas foram feitas durante a terceira sessão da Assembleia Províncial de Cabo Delgado, onde todas as bancadas representadas no órgão apelaram ao Governo por um reforço no combate ao terrorismo, que ocorre há já cerca de oito anos no país.