Site icon e-Global

Moçambique: Polícia confirma que cidadão foi mortalmente atingido por agente no Comando Distrital de Montepuez

A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Cabo Delgado, confirma que um cidadão moçambicano morreu, na semana passada, após ter sido baleado por agentes enquanto estava detido no Comando Distrital de Montepuez.

O Chefe do Departamento das Relações Públicas no Comando Provincial da PRM em Cabo Delgado, Aniceto Magome, justifica que a morte do cidadão foi acidental e ocorreu enquanto o membro responsável pelo disparo sensibilizava a vítima, que se encontrava em estado de embriaguez, para não perturbar o ambiente de trabalho.

“Na tentativa de amainar os ânimos da vítima, o membro da PRM que se encontrava lá devidamente escalado, aproximou-se para sensibilizar a vítima. Este entrou em confronto direto, com a intenção de apropriar-se da arma de fogo do tipo AKM que o membro da PRM trazia. Acidentalmente, o membro teria efetuado um disparo que culminou com ferimentos graves. A vítima foi socorrida no hospital rural de Montepuez e, devido à gravidade do ferimento, horas depois, veio a perder a vida.”

Aniceto Magome acrescentou que o membro será responsabilizado. “Foi levantado uma peça de expediente, um auto de notícia que foi remetido ao Ministério Público e também um processo disciplinar contra o membro. Foi criada uma comissão para confortar a família e uma outra para inquérito para apurar as reais circunstâncias”.

A vítima, natural de Pemba, era técnico de refrigeração e esteve em Montepuez para realizar alguns trabalhos. Numa noite, terá sido interpelado pelos agentes da PRM que patrulhavam a região. Pelo facto dos agentes não acreditarem na sua versão e por questões de segurança, foi conduzido ao Comando da PRM, onde mais tarde viria ser a ocorrer o acidente fatal.

Exit mobile version