e-Global

Moçambique promete aproximar parlamentos lusófonos

A presidente da Assembleia da República de Moçambique, Margarida Talapa, prometeu promover a aproximação entre parlamentos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e esforços para assegurar a mobilidade entre os Estados-membros.

“Assumimos com sentido de responsabilidade esta nobre missão e vamos promover uma agenda de aproximação entre os parlamentos, com foco na mobilidade, inclusão social, juventude e transição energética”, declarou.

Recorde-se que Talapa assumiu a 15 de julho a presidência rotativa da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). A dirigente considera ser um “marco histórico” Moçambique presidir à AP-CPLP, tratando-se de uma oportunidade para colocar esta comunidade de falantes da língua portuguesa no centro das decisões mundiais.

Margarida Talapa disse que vai focar-se na atração de investimentos privados com a harmonização de taxas alfandegárias e fiscais entre países-membros e na promoção da língua portuguesa e da cultura dos países da CPLP, incluindo a revisão dos estatutos do órgão e avanços em matérias de igualdade de género.

Exit mobile version