Após o Palácio do Eliseu ter confirmado oficialmente que o Chefe de Estado francês Emmanuel Macron testou positivo à Covid-19, todas a personalidades que reuniram com o presidente francês foram testadas e colocadas em isolamento profiláctico, tal como aconteceu aos membros do governo francês.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, Charles Michel, o presidente do Conselho Europeu, Angel Gurria, o Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e o primeiro-ministro português, António Costa, foram algumas das personalidades que reuniram recentemente com o chefe de Estado francês.
Ainda antes do anúncio oficial do Palácio do Eliseu, o primeiro-ministro português foi testado e está em isolamento profiláctico, apesar de António Costa não apresentar quaisquer sintomas.
“Em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês Emmanuel Macron, com quem estive ontem no Palácio do Eliseu, estou em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde”, escreveu António Costa no Twitter.
O “isolamento profiláctico preventivo” a que António Costa foi submetido obrigou a que fossem canceladas as deslocações previstas a São Tomé e Príncipe (STP) e Guiné-Bissau, que deveriam iniciar esta sexta-feira 18 de Dezembro. Mas também as visitas agendadas do primeiro-ministro aos destacamentos militares portugueses na República Centro Africana e no Mali.
Em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês @EmmanuelMacron, com quem estive ontem no Palácio do Eliseu, estou em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde. pic.twitter.com/V0D4mHsr8S
— António Costa (@antoniocostapm) December 17, 2020