Portugal atingiu esta quinta-feira o chamado Dia da Sobrecarga, a data em que esgota todos os recursos naturais disponíveis para 2026. Segundo a associação ambiental ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a Global Footprint Network, se toda a população mundial consumisse como os portugueses, seriam necessários 2,9 planetas Terra para sustentar esse nível de consumo.
Apesar de uma ligeira melhoria face a 2025, quando o limite foi atingido a 5 de maio, Portugal continua a apresentar uma elevada pegada ecológica, sobretudo devido aos padrões de alimentação e transportes.
A associação ambiental alerta que, a partir de agora, o país passa a consumir recursos que só deveriam ser utilizados em 2027, mantendo uma “dívida ambiental” semelhante à registada nos últimos anos.
Entre as medidas recomendadas para reduzir o impacto ambiental estão a aposta em transportes sustentáveis, a redução do consumo de proteína animal, o incentivo ao teletrabalho e a reutilização de produtos para promover uma economia mais circular.
Portugal encontra-se próximo da média da União Europeia, cujo Dia da Sobrecarga foi assinalado a 3 de maio.
