A Academia de Psicoterapia Interpessoal (API), considerada referência em Portugal em formação psicoterapêutica em Portugal desde 2009 neste modelo, acaba de obter a certificação da sua formação completa dos níveis A, B e C, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), o que garante, segundo fontes oficiais, o “reconhecimento direto da Especialidade em Psicoterapia para os formandos do seu curso avançado”.
Segundo apurámos, com um total de 650 horas de formação, a API oferece um “programa completo que combina rigor científico, prática clínica e supervisão integrada”. A formação é projetada para “capacitar psicólogos com competências clínicas avançadas, baseadas em princípios teórico-práticos e sustentado por investigação científica e prática empírica”.
Ao todo, são disponibilizadas 400 horas teórico-práticas, 150 horas de supervisão clínica integrada, “assegurando o desenvolvimento contínuo de competências”, e 100 horas de psicoterapia e desenvolvimento pessoal, “promovendo o autoconhecimento e a prática reflexiva”.
“Temos uma abordagem inovadora com foco no modelo de clínico-supervisor, unindo investigação científica e prática clínica com a necessária maturidade no terreno para servir o mais importante: os pacientes. A lista de espera está aberta e brevemente o website será atualizado para que, a partir de 2026, possa iniciar a pioneira formação de especialidade avançada em Psicoterapia neste modelo terapêutico, reconhecida pela OPP, para os Psicólogos em Portugal”, disseram os responsáveis pela API.
Recorde-se que a Academia de Psicoterapia Interpessoal é uma entidade de referência em Portugal, que forma profissionais de saúde neste modelo psicoterapêutico desde 2009, estando atualmente em curso a 26ª edição do curso de nível A e vários formandos a fazer os níveis seguintes. Um dos marcos históricos da API, foi o de ter sido uma entidade portuguesa para lecionar um curso deste modelo junto de profissionais de saúde de Cabo Verde, selecionados pela OMS Organização Mundial de Saúde em 2024.
É uma entidade dedicada à formação de excelência em Psicoterapia e formações certificadas pela DGERT na área da Saúde. Com um modelo que integra ciência e prática, a API propõe-se a preparar os seus formandos para “liderar intervenções psicoterapêuticas eficazes e baseadas em evidências, para saber o que fazer com o que é desabafado”, apontam os responsáveis da API.
Mais informações podem ser consultadas em: www.academiatip.com
Ígor Lopes
