Site icon e-Global

Revista de Imprensa Lusófona de 16 de março de 2017

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

“Guiné Equatorial sai da lista negra da OACI” [Organização Internacional de Aviação Civil Internacional]” é um dos títulos desta quinta-feira na página institucional de notícias da Guiné Equatorial. A mesma página refere que os Embaixadores da República Popular da China (Cai Run) e da Guiné Equatorial (Tito Mba Ada), se reuniram em Portugal na passada segunda-feira.

O blog de notícias sobre a Guiné-Bissau “Djemberem”, refere-se à situação atual do país e destaca esta manhã que “Conselho Estado da Guiné-Bissau reunido à procura de saída para crise política”.

Em Cabo Verde, o deputado do PAICV Nuías Silva, “acusa MpD de criar «cortina de fumo» sobre caso Novo Banco”, é o destaque do jornal on-line “Expresso das Ilhas”. O jornal independente “A Nação” conta em manchete que o Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva inaugurou esta quarta-feira o “1º Centro de Pós Colheita de Santiago”.

Em Portugal, a manchete do “Jornal de Notícias” refere-se ao ex-Primeiro-ministro com o título: “Investigação a Sócrates vai durar até maio” e o “Jornal i”, põe fim à polémica e confirma que o aeroporto da Madeira vai mesmo chamar-se “Aeroporto Cristiano Ronaldo”, apesar da escolha dividir opiniões.

Em manchete no “Jornal de Angola” lê-se “Auditoria partidária [ao registo eleitoral] está fora de hipótese” garante o Secretário de Estado apara os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida. O matutino “O País” dá conta que “cinco mil presos em angola têm emprego”, informação avançada pelo Secretário de Estado para os Serviços Penitenciários José Bamoquina Zau.

Um pouco por toda a imprensa no Brasil , destacam-se os títulos sobre os protestos no país. A “Folha de São Paulo” dá conta de que “Protestos contra reformas de Temer ocorrem em 19 capitais” e “O Globo” revela que o Estado do Rio confirma 1ª morte por febre amarela”.

Em Timor Leste, o “Governo concede dois dias de tolerância de ponto” aos colaboradores da função pública, por causa das eleições agendadas para 20 de março, refere o site de notícias “Sapo Notícias”. Dá ainda conta que “Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul e na Austrália fizeram remessas para Timor-Leste de 25,69 milhões de dólares”, entre 2012 e 2016.

“Próximo ciclo eleitoral vai custar 900 milhões” e as datas já estão marcadas, informa o vespertino de Moçambique “Notícias”. Sobre a cooperação internacional com o Japão, o jornal “O País” sublinha que “Japão forma mil nacionais e constrói três pontes”.

Exit mobile version