Site icon e-Global

STP: 5ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional visita Caué

Membros da quinta Comissão Especializada da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, deslocaram-se, na última quinta-feira, 16 deste mês, a Cidade de São João dos Angolares, capital do distrito de Caué onde foram recebidos pelo Presidente da Autarquia local.

No quadro de suas atribuições, esta comissão agendou varias encontros, nomeadamente, com o poder local e a Comando da Polícia Distrital, com o objectivo de verificar ‘’in loco’’ a realidade socioeconómica que estas estruturas locais enfrentam tendo em conta que vivem em contacto directa a população de maior área geográfica do arquipélago de São Tomé e Príncipe.

Após essas diligências junto destas entidades, a Vice-presidente na qualidade de porta-voz da citada Comissão, Selmira Sacramento fez um balanço positivo da missão de auscultação parlamentar junto destas estruturas locais.

Ressalvou a importância de haver maior esforço para se viabilizar tais diligências, pontuando que “nesse encontro trabalhamos várias questões relativamente ao género, família, empreendedorismo, activismo”.

Segundo ainda Selmira, os membros da Quinta Comissão Especializada “centralizam mais atenção em questões relacionadas a família”, uma vez que se trata de um assunto que preocupa não só o Parlamento como outras estruturas oficiais da República.

Acrescentou que “falamos também com o comandante da policia distrital com relação a violência domestica e vimos que em Caué essa questão tende aumentar”.

“Frisámos também com os responsáveis camarários a questão de menores na rua, felizmente na Cidade de São João dos Angolares ou em Caué não há Crianças de rua”, disse a Vice-Presidente para depois acrescentar que “na Câmara particularmente ouvimos o Presidente, que falou de alguns programas que tem com a população local, os jovens, e a intenção de criação de uma associação juvenil”.

“Deixamos algumas recomendações, e depois a Comissão irá elaborar um relatório e depois para submeter essas questões a Mesa da Assembleia Nacional para depois agendarmos os próximos passo ”, concluiu a Vice-presidente da Comissão Especializada, Selmira Sacramento.

Já o Presidente da Câmara de Caué, Firmino João Raposo, ao falar à imprensa, pontuou que “este encontro foi extremamente importante”, porque vem constatar como está o distrito em relação a família, juventude Desporto e coesão social.

“Falamos também sobre o orçamento da câmara”, proferiu Firmino Raposo, para depois finalizar dizendo que a sua instituição quanto a violência doméstica “estamos a trabalhar com a população junto as Famílias no distrito, a Polícia e as escolas e as Igrejas de maneira a resolver este paradigma que tende a aumentar no distrito”.

Nesta visita, a zona Sul da Ilha de São Tomé, a 5ª Comissão além da visita a Edilidade de Caué, visitou o Comando Distrital e o Hospital local.

A delegação compreendia Deputados das três bancadas parlamentares, nomeadamente, ADI, MLSTP/PSD e a Coligação PCD-MDFM-UDD. Recorde-se, igualmente, que a mesma Comissão efectuou visitas de género na semana passada uma aos distritos de Lobata, no centro-norte e Lembá, no extremo norte do país, respectivamente.

A 5ª Comissão Especializada da Assembleia Nacional, é aquela que se encarrega-se de questões ligadas ao Género, Família, Coesão Social, Juventude e Comunicação Social.

Exit mobile version