O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, reuniu-se, em Díli, com a equipa da Unidade de Planeamento Integrado (UPI) para preparar a reunião interministerial dedicada ao setor do Quadro Institucional, no âmbito da elaboração do Plano de Médio Prazo 2027–2030.
O encontro serviu para analisar o andamento dos trabalhos técnicos e definir a agenda da reunião marcada para 13 de julho, que reunirá vários ministérios e entidades públicas com o objetivo de harmonizar contributos e estabelecer as prioridades estratégicas para os próximos anos.
O Plano de Médio Prazo surge após a conclusão do Relatório de Monitorização do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2011–2030 e destina-se a orientar a fase final da sua implementação, definindo as principais prioridades governativas entre 2027 e 2030.
No setor do Quadro Institucional, os trabalhos envolvem vários ministérios e a Comissão da Função Pública, com foco no fortalecimento das instituições do Estado, na modernização da administração pública e na melhoria da coordenação governamental.
De acordo com o relatório de monitorização, das 44 metas estabelecidas para este setor, seis já foram concluídas, 27 apresentam progresso avançado e 11 registam progresso parcial, não existindo objetivos sem qualquer evolução.
